?A Pascom fortalece a comunidade?, afirma Ir. Élide

A primeira mesa redonda do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), foi realizada na manhã desta sexta-feira, 20 de julho, no auditório do Santuário Nacional de Aparecida (SP). Coordenada pelo Frei Edgar Alves, o momento foi de reflexão do tema central do evento: “Pascom: identidade e missão”.

A professora Rosana Borges, da Universidade Estadual de Londrina, apresentou uma exposição sobre os sentidos da comunicação. Em seguida, foi a vez do padre Manoel Filho, da Arquidiocese de Salvador, que apresentou uma reflexão sobre os fundamentos teológicos e da espiritualidade da Pascom.

A terceira parte dos trabalhos foi a exposição Como se organiza a Pastoral da Comunicação, feita pela assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Ir. Élide Fogolari. Ela relatou que existe, para muitas pessoas, uma dicotomia entre pastoral e comunicação. “É importante ter claro que quem está na Igreja, está fazendo missão, e portanto, faz comunicação”, explicou a religiosa.

A assessora apresentou vários conceitos sobre a Pastoral, entre eles a de que a Pascom explicita a ação do Reino de Deus. “Ela privilegia o homem enquanto sujeito da comunicação”, lembrou Élide, que convocou os agentes a realizarem uma cristianização das novas tecnologias de comunicação.

Na perspectiva espiritual, em sintonia com o que foi dito anteriormente por padre Manoel, Élide destacou a importância da Palavra de Deus. E do ponto de vista prática, recordou que ações isoladas e fragmentárias não podem ser consideradas como Pascom. “Nossa missão é fortalecer as nossas comunidades, ajudar as demais pastorais a agir no contexto da cultura da comunicação”.

Durante esta tarde, os participantes do Encontro da Pascom dirigem-se ao subsolo do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, onde participam de seminários teóricos sobre diversos temas. À noite, nos estúdios da TV Aparecida, participam do show com o grupo Cantores de Deus. O programa será transmitido ao vivo, a partir das 20 horas, pelas seguintes emissoras: Rede Aparecida, Tv Nazareth (Belém), TV Horizonte (Belo Horizonte / MG), TV 3º Milênio (Maringá / PR) e exibido em outros horários pela TV Canção Nova e TV Século 21.