Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é uma organização composta por leigos católicos cuja finalidade é a santificação pessoal e a evangelização. Nasceu num colégio da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas) na França e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias e têm uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus.

• Atuação na base eclesial
  • Irradiar a vida cristã
  • Promoção humana e assistência social
  • Espiritualização da Comunidade
  • Evangelização
  • Pastoral Vocacional
  • Colaboração nas atividades Paroquiais

Compromisso dos membros

• Oração diária com oferecimento do dia (súplica e reparação, em união com o Sacrifício Eucarístico);
  • Intensa vida sacramental, sobretudo eucarística;
  • Devoção intensa ao Espírito Santo;
  • Devoção ao Sagrado Coração de Jesus;
  • Devoção especial a Maria Santíssima;
  • Oração perseverante;
  • Vontade de sentir com a Igreja;
  • Compromisso com a formação dos zeladores(as) através de encontros mensais, retiros, tardes de formação, palestras;
  • Co-responsabilidade na salvação do mundo;
  • Unir oração e ação.

Estrutura geral

O diretor geral mundial é o padre geral da Companhia de Jesus. O secretário nacional é nomeado pelo diretor geral, Sua função é coordenar e orientar o apostolado a nível nacional. O diretor diocesano é nomeado pelo Bispo Diocesano. Os diretores locais nas paróquias são os vigários.

Espiritualidade

– A sua espiritualidade se baseia no oferecimento do dia, na vivência da Eucaristia, na devoção especial a Nossa Senhora, rezando diariamente o terço, e na invocação do Divino Espírito Santo, fonte de paz e de sabedoria eterna.

A Principal Devoção

É o culto ao Sagrado Coração de Jesus. E também um convite a reverenciar este Amor, como fonte de Salvação e de misericórdia. Correspondendo ao Amor de Nosso Senhor, a Ele se consagram pessoalmente, a Ele oferecem reparação pelos pecados próprios e do mundo, exercitam e fomentam as práticas dessa devoção aprovadas pela igreja.

Deveres dos Membros

É dever dos membros do Apostolado da Oração, estarem unidos a oração e ao sacrifício a fim de que, em virtude do sacrifício da Cruz, contribuam para edificação do Corpo de Cristo. Requer íntima união com Cristo por meio do amor pessoal. Encontram na oração e na vida sacramental, a força e a vitalidade. Os membros do Apostolado da Oração tem o dever de estarem inseridos nas outras pastorais e movimentos da comunidade para que com sua oração sejam o alicerce. O Apostolado tem a prática da promoção da missa das Primeiras Sextas-feiras do mês. Esta prática e devoção não são um dogma de fé, mas trata-se de amor e reparação ao Sagrado Coração de Jesus, que a Igreja aceita e recomenda como sinal de nosso amor e já é uma importante tradição na Igreja Católica, ligada as doze promessas.

Quem Pode Participar

Para participar do Apostolado, os fiéis interessados podem inscrever-se como associados, inicialmente, e  depois de um determinado prazo de vivência passam a Zeladores. A dimensão espiritual, a animação religiosa e a formação das lideranças do Apostolado da Oração cabem ao diretor espiritual.

Significado da Fita

A fita é um símbolo que significa a pertença ao Apostolado da Oração. O dever dos membros do Apostolado é oração, trabalho com caridade, humildade e a mansidão. A fita estreita quem recebe são os(as) “Aspirantes”, as pessoas que estão iniciando esta devoção ao Sagrado Coração de Jesus, e a fita Larga é entregue aos que se tornam “Zeladores(as)”, pessoas que já fazem parte dessa devoção há algum tempo, e tem a função de zelar por essa devoção e difundi-la, através de suas palavras e atitudes, ser testemunho desse grande Amor de Jesus por nós, e também de zelar pelos outros associados.

Coordenação 2023

Ivanarda Cavalcanti, Isabelle Peixe, Luciana Granjeiro e Deuzely Maciel