Artigo: Santificação do Clero

* Por Dom Canísio Klaus, Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Todos os anos, na festa do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja realiza a Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Neste dia todas as comunidades são convidadas a rezarem pela santificação dos seus padres. Em 2012, o tema da Jornada se baseia na Carta de São Paulo aos Tessalonicenses (1Ts 4,3): “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação”.

Conforme a Sagrada Congregação do Clero, “a expressão – esta é a vontade de Deus: a vossa santificação – mesmo que dirigida a todos os cristãos, refere-se de modo particular aos sacerdotes”. Isso porque, além de buscarem a santificação pessoal, os padres são também ministros da santificação. Daí a Congregação afirmar que “Este é o nosso magnífico destino: não podemos santificar-nos sem trabalhar pela santificação dos nossos irmãos, e não podemos trabalhar pela santificação dos nossos irmãos sem que primeiro tenhamos trabalhado e ainda trabalhemos em nossa própria santificação”. Aliás, o desejo de santificação é inerente ao cristão, razão pela qual João Paulo II afirmou que, perguntar a um catecúmeno: “queres receber o batismo” significa ao mesmo tempo perguntar-lhe: “queres fazer-te santo?”

Na mensagem aos presbíteros do Brasil, Dom Pedro Brito Guimarães, Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada junto à CNBB, diz que “A santidade e a justiça são para nós, sacerdotes, missão de cada dia. Enquanto perdurarem nossos dias, somos chamados a ser santos, a viver e a manifestar a santidade e a justiça de Deus, todos os dias e em todas as ações pastorais e sociais”. Na seqüência diz que “a Igreja instituiu esta Jornada Mundial de Oração por crer no poder da oração e saber da necessidade que temos de sermos santos. Para isto, a Igreja convoca todas as comunidades, pastorais, associações, novas comunidades, movimentos, organismos, serviços e forças vivas eclesiais, a se unirem, em oração, neste dia 15 de junho, pela nossa conversão e santificação”.

Na Diocese de Santa Cruz do Sul, a festa do Sagrado Coração de Jesus é comemorada em várias paróquias com missa do Apostolado da Oração, adoração ao Santíssimo, oração pelas vocações e oração pela santificação do clero. No Seminário Sagrado Coração de Jesus de Arroio do Meio, que comemora o padroeiro no dia 15 de junho, estaremos celebrando missa pelas vocações e pela santificação dos padres no final da tarde da sexta-feira.

Como bispo diocesano, uno-me a todas as orações pela santificação do clero na esperança de tornar o nosso coração semelhante ao Coração de Jesus. Por isso, proclamamos: “Sagrado Coração de Jesus! Confio e espero em Vós”.