Cardeal Dom Sergio da Rocha é nomeado pelo Papa arcebispo de Salvador

Dom Sérgio da Rocha com Papa Francisco

O Cardeal Dom Sergio da Rocha foi nomeado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, dia 11, como o novo arcebispo da Arquidiocese de Salvador da Bahia, em sucessão a Dom Murilo Krieger, que segue como Administrador Apostólico.

“Bem-vindo, Dom Sérgio! Pode entrar, pois as portas de nossos corações estão abertas“, escreveu Dom Murilo que teve sua renúncia aceita pelo Papa, aos 77 anos de idade e 9 anos à frente da Igreja Soteropolitana, com o Lema “Deus é amor”.

Novo cardeal estava à frente da Igreja de Brasília que passa a ser vacante. Também foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB na última gestão e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, de 2001 a 2007. Ao novo rebanho, Cardeal Sergio da Rocha escreveu uma carta baseada em três pilares, agradecer, amar e servir.

“Quem quer amar e servir necessita de muita oração. Por isso, peço encarecidamente: rezem por mim! Estejam certos de minhas orações. Continuem a assumir a vida e a missão da Igreja em Salvador, com Dom Murilo, que assume a missão de Administrador Apostólico da Arquidiocese até o início do meu ministério. Peço as bençãos do Senhor Bom Jesus do Bonfim para todos, contando com a intercessão materna de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de Santa Dulce dos Pobres. A todos, envio a benção de Deus e um afetuoso abraço”, escreve o novo arcebispo.

Mais sobre Cardeal Dom Sérgio da Rocha

Nascido em Dobrada, no estado de São Paulo, no dia 17 de outubro de 1959, Dom Sergio recebeu a Ordenação Diaconal na Igreja Santa Cruz de Matão (SP), no dia 18 de agosto de 1984. No mesmo ano, em 14 de dezembro, recebeu a Ordenação Presbiteral na Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matão (SP), na Diocese de São Carlos. Dom Sergio da Rocha foi nomeado como bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE) em 13 de junho de 2001; e em 11 de agosto do mesmo ano recebeu a Ordenação Episcopal, assumindo como lema “Omnia in caritate” (Tudo na Caridade – 1Cor 16, 14).

No Consistório de 19 de novembro de 2016, foi criado cardeal pelo Papa Francisco, com o Título de S. Croce na via Flaminia. É membro da Congregação para o Clero, do Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Fonte: Blog Ancoradouro