CF 2011: SOS Clima Terra coordena palestra e filme

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional NE 1,  Arquidiocese de Fortaleza,  Dioceses do Estado do Ceará, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará e SOS CLIMA TERRA- Campanha Mundial por Justiça Climática, Sustentabilidade e Contra o Aquecimento Global – promovem, dentro da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é “Fraternidade e Vida no Planeta”, a palestra: “Emergência climática, Sustentabilidade e Aquecimento Global – dimensões geopolítica, técnica, moral, filosófica e espiritual”, a realizar-se no dia 11 de junho, das 15h às 18h30, no Auditório Castelo Branco – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará. Na palestra, haverá projeção do filme “Home, Nosso Planeta, Nossa Casa”, do diretor Bertrand.

A Organização das Nações Unidas – ONU, através de seu braço científico, o IPCC-ONU (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), determinou, para a sobrevivência da humanidade, que mudemos a matriz energética do planeta, saindo da energia suja, fóssil e não renovável, e entrando na energia limpa e renovável. A ONU informou que não podemos admitir que a temperatura média do planeta suba além de 2°C, pois senão romperemos o mínimo de equilíbrio que o clima ainda tem e será a catástrofe total.

Para tanto, temos que, até 2020, reduzir no mínimo 50% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos países ricos e reduzir entre 15% e 30% do crescimento das emissões futuras dos GEE dos países em desenvolvimento. E temos que, até 2050, reduzir, no mínimo, 80% de todas as emissões de GEE de todo o planeta.

Dramaticamente, mesmo que mudemos a matriz energética nos prazos determinados pela ONU, a temperatura média do planeta irá subir inexoravelmente 2°C ou próximo disto, em função dos gases que os países ricos já emitiram na atmosfera desde a revolução industrial.

Estamos numa corrida absoluta contra o tempo. Todo ano, nós temos milhões de mortes por causa da crise climática. No Brasil, só nestes primeiros quatro meses, tivemos, em 17 estados, mais de 3.500 mortes, mais de 180 mil desabrigados, mais de 5 milhões de feridos e mais de 5 bilhões de prejuízos materiais.

O SOS CLIMA TERRA – Campanha Mundial por Justiça Climática, Sustentabilidade e Contra o Aquecimento Global – é um fórum mundial existente em 100 países com o objetivo de informar, conscientizar e conseqüentemente mobilizar a sociedade para as providências urgentes e necessárias. É óbvio que não podemos ficar só esperando os governos!

PARA PARTICIPAR – inscreva-se enviando nome completo, telefones, endereço, profissão e data de nascimento para email: sosclimaterra@yahoo.com.br

VAGAS LIMITADAS, INSCREVA-SE LOGO! A entrada é gratuita.