CNBB Terá série de lives sobre a Fratelli Tutti, nova encíclica do Papa Francisco

6

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, a partir desta terça-feira, 6 de outubro, uma série de lives sobre a nova encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti (Todos irmãos). As novas transmissões ao vivo nas redes sociais da CNBB sucedem as conversas dos últimos meses dentro da Ação Emergencial É tempo de cuidar, realizadas às 17h, a cada terça feira.

O aprofundamento do documento que entra no magistério do Papa Francisco será feito com a ajuda dos assessores da CNBB e dos bispos membros das Comissões pastorais. O objetivo é conhecer, aprofundar e refletir sobre os grandes temas da nova Encíclica do Papa Francisco que reflete sobre a fraternidade e a amizade social.

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, é o primeiro convidado da série de lives. Nesta terça-feira, dia 6 de outubro, ele aborda a reflexão “Da Laudato Si a Fratelli Tutti: Ecologia Integral e amizade social”. Dom Joel comentou a recepção do novo documento:

“Num mundo em que as divisões e as polarizações se acentuam, o Santo Padre convida a humanidade a se reconhecer na fraternidade. Somos todos irmãos e irmãs, filhos do mesmo Pai, frutos do amor criador. As divisões são consequência do pecado e isso não vale apenas para os cristãos. Vale para todas as pessoas, cristãs ou não. Como o próprio Papa fala logo na introdução, a finalidade da Encíclica foi “destacar o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço”, um amor, uma fraternidade, portanto, universais. Nesse sentido, a encíclica é bastante atual”.
– Dom Joel Portella Amado

Será o mediador das lives padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de Campanhas da CNBB. Ele situa as reflexões citando um trecho do novo documento: “É tempo de cuidar da fraternidade iniciando processos que promovam a amizade e justiça social ‘a fim de que, perante as várias formas atuais de eliminar ou ignorar os outros, sejamos capazes de reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite a palavras’ (Fratelli Tutti N6)”.

Confira os temas que serão refletidos durante as próximas lives:

  • 6/10 – Da Laudato Si a Fratelli Tutti: Ecologia Integral e amizade social
  • 13/10 – Quais são as sombras de um mundo fechado?
  • 20/10 – Um estranho no Caminho
  • 27/10 – Pensar e gerar um mundo aberto
  • 03/11 – Um coração aberto ao mundo inteiro
  • 10/11 – A Política melhor
  • 17/11 – Diálogo e Amizade Social
  • 24/11 – Percursos de um novo encontro
  • 1/12 – As religiões a serviço da fraternidade no mundo

Fonte: CNBB