Como surgiu a Jornada Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza?

Acontecerá no dia 27 de agosto de 2011 a II Jornada Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza. Em sua segunda edição, a Jornada tende a ir tomando corpo e um estilo próprio no seu desenvolvimento.

COMO SURGIU A JORNADA VOCACIONAL?

A Jornada Vocacional surgiu com outro nome. Era chamada de show vocacional e começou no Seminário de Teologia, como expressão pastoral de preocupação com a questão vocacional por parte dos seminaristas da época.

Inicialmente era um evento mais localizado dentro da Paróquia São Francisco de Assis, Dias Macêdo, onde a maioria dos seminaristas exercia suas atividades pastorais. No ano de 2009, por sugestão do pe. Élio e da Equipe de Formação do Seminário de Teologia, as outras Casas de Formação da Arquidiocese – Filosofia e Propedêutico também começaram a integrar a organização do evento. Geralmente numa sexta-feira à noite no próprio Seminário São José – Teologia, no Castelão.

No ano de 2010, com a ida do pe. Rafhael como Diretor Espiritual para o Seminário de Teologia, substituindo o pe. Élio, uma vez que ele também era Coordenador da Pastoral Vocacional da Arquidiocese, propôs-se estender também o evento “show vocacional” à Pastoral Vocacional Arquidiocesana. Assim, em 2010, além dos Seminários da Arquidiocese, também a Pastoral Vocacional passou a integrar a organização do show.

Na ocasião da preparação do show vocacional 2010, foram convidadas outras pessoas externas aos Seminários, leigos e leigas de Comunidades e Movimentos da Igreja Arquidiocesana. Foi no primeiro encontro deste grupo que se pensou em dar nova roupagem ao show vocacional que dali em diante passou a ser chamado de JORNADA VOCACIONAL, o que faz lembrar, inclusive vários eventos de Igreja, que levam essa nomenclatura, tal como a Jornada Mundial da Juventude, as Jornadas Mundiais de Oração por essa ou aquela intenção.

Na verdade, a Jornada Vocacional que ser um momento forte da Igreja Particular de Fortaleza na tomada da consciência vocacional por parte de todos os cristãos batizados, para que sintam ainda mais o chamado de Deus para a vida de discípulos missionários de Jesus Cristo. Vocação e tomada de consciência que devem atingir a todos, casados, solteiros, jovens, adultos, crianças, idosos, padres, religiosas e religiosos, enfim.

Assim, em 2010, na primeira edição oficial da Jornada Vocacional, reformulação do show vocacional, muitos jovens, entre 1.500 a 1800 jovens, puderam ouvir,  cantar a vocação e DESPERTAREM para o chamado de Deus em suas vidas. Esperamos que neste ano de 2011, na segunda edição da Jornada, antecedida pela Jornada Mundial da Juventude, em Madri, muitos mais jovens unam-se a nós no desejo de discernir e buscar responder aos apelos do chamado do Senhor.