Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques completa catorze anos à frente da Arquidiocese de Fortaleza

1

Hoje, 24 de março de 2013, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques completa catorze anos na Arquidiocese de Fortaleza.

Queremos neste dia em que começamos a Semana Santa, a semana maior do ano na vida da Igreja, não só dar-lhe nossos parabéns, mas agradecer-lhe por seu zelo e sabedoria, por seu testemunho e ações, por seu esforço de comunhão e participação no pastoreio da Arquidiocese de Fortaleza, esta porção do Povo de Deus que a ele foi confiada. O exercício do múnus episcopal na Igreja de Fortaleza, ele sempre o exerceu em comunhão com o colégio episcopal, tanto no Ceará como no Brasil, construindo e acolhendo quer as decisões regionais, quer as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora definidas pela CNBB; também, e não havia de ser diferente, sempre em perfeita comunhão com o Santo Padre, os papas João Paulo II, Bento XVI e, agora, Francisco.

Também tem governado a Igreja de Fortaleza com seus bispos auxiliares e vigários gerais e com os Conselhos desta Igreja – Presbiteral, Episcopal, Pastoral e Econômico – que têm funcionado, nestes catorze anos, com a sua presidência, em reuniões ordinárias, agendadas anualmente. Também escuta, quando necessário, o Colégio de Consultores.

Tem tido uma dedicação especial à formação dos seminaristas, nos três seminários da Arquidiocese – Propedêutico, Filosofia e Teologia – e na Faculdade Católica de Fortaleza. Já ungiu presbíteros mais de cem jovens desta Igreja nestes catorze anos.

No seu pastoreio podemos destacar entre muitas coisas – as principais delas, às vezes, não são vistas, pois é no segredo e no silêncio que se faz presente, sobremaneira, a ação de Deus – as seguintes ações e realizações:

• Diaconato permanente e Escola Diaconal;

• Fórum dos movimentos eclesiais – FAMEC – como um espaço de articulação dos serviços, movimentos, associações e comunidades novas;

• Fundo Arquidiocesano de Solidariedade;

• Fundo de sustentação dos Presbíteros;

• Redimensionamento das Regiões Episcopais, aumentando-as de seis para nove;

• Criação da Faculdade Católica de Fortaleza;

• Criação do Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja;

• Criação de mais de cinquenta paróquias e áreas pastorais;

• Caminhada Penitencial, no terceiro domingo da Quaresma;

• Caminhada com Maria, na festa da Assunção de Nossa Senhora, padroeira de Fortaleza.

Na orientação pastoral, olhando a realidade cearense, auscultando a Palavra.

Por Miguel Brandão – Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza.