ESPAC celebra 50 anos de serviço à Igreja Católica no Ceará

3

A Escola de Pastoral Catequética, ESPAC, é uma Instituição da Arquidiocese de Fortaleza, criada em 1970, que oferece uma formação sistemática aos Catequistas das Pastorais, Movimentos, Serviços Eclesiais e também a Profissionais Liberais cristãos que buscam conhecimento da Sagrada Escritura e aprofundamento da fé.

Antes de 1970, a ESPAC não tinha ainda um caráter de Escola, era um curso de catequese oferecido a religiosas de diferentes congregações, e ministrado nas dependências do Colégio Imaculada Conceição.

Em 1970, por iniciativa de Dom Miguel Câmara, então Bispo auxiliar e com o apoio de Dom José Delgado, Arcebispo de Fortaleza, o curso passa a ser ministrado no Seminário da Prainha e abre espaço para a formação dos leigos. Tal iniciativa foi decorrente da abertura provocada pelo Concílio Vaticano II, que compreende a Igreja como Povo de Deus, toda ela ministerial e chamada a uma presença atuante no mundo,

A Igreja de Fortaleza assume desta forma, o compromisso de possibilitar maior formação aos agentes de pastoral leigos.

Pouco a pouco o curso vai se estruturando como Escola, ampliando seu currículo para promover uma atualização fundamentada nos Documentos Conciliares, da Igreja no Brasil e na América Latina, sobretudo Medellín, Puebla, Aparecida, Catequese Renovada e Iniciação à Vida Cristã.

Algumas pessoas foram de fundamental importância para a criação da ESPAC: Irmã Inês de Barros Leal, Padre Paulo Pontes, Padre Luís Uchoa, Padre Antônio Sidra e Padre Antônio Suzenito que era a pessoa de referência como primeiro Coordenador da escola.

De 1986 a 1995, Irmã Elisabeth Stümpfler assume a coordenação da ESPAC dando-lhe um novo impulso, fortalecendo o seu caráter de escola e diversificando as modalidades de formação, com ênfase para a Pastoral Catequética.

A ESPAC tem como área de abrangência principal, Fortaleza e Regiões Metropolitanas, mas desenvolve ainda trabalhos em outras Dioceses do Regional NE1 e outros Regionais da CNBB.

Em 2020 a Escola de Pastoral Catequética celebra 50 anos de existência, e para abrir as comemorações do seu ano jubilar, realiza a 6ª Semana Catequética de 10 a 14 de fevereiro, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja ,com o tema: Catequese de Iniciação à Vida Cristã: Formadora de Discípulos-Missionários em Comunidade, objetivando fortalecer a catequese de Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal, tendo em vista o anúncio e o testemunho do Evangelho em comunidade, na construção do Reino de Deus. O tema atende as orientações e exigências do doc. 107 da CNBB: Iniciação à Vida Cristã, itinerário para formar discípulos missionários.

A Semana Catequética tem a assessoria do Padre Jânison de Sá Santos, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB Nacional.

Para esta sexta-feira, dia 14, no encerramento da Semana Catequética

– Apresentação das Experiências de IVC na Paróquia São João Batista – Horizonte e na Diocese de Tianguá

– Conclusões do assessor – Pe. Jânison de Sá

– Momento Orante

O Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja fica localizado na Rua Rodrigues Junior, 300 – Centro

Contatos: ESPAC 85 9 99965.6584 .9 8413.6820

Elenir Pereira (85) 9 9655.2247

Fonte: Arquidiocese de Fortaleza