Família e educação é o tema do 10º Simpósio Nacional das Famílias

“A família é, portanto, a primeira escola das virtudes sociais de que as sociedades têm necessidade. Mas, é sobretudo, na família cristã, ornada da graça e do dever do sacramento do Matrimónio, que devem ser ensinados os filhos desde os primeiros anos, segundo a fé recebida no Batismo a conhecer e a adorar Deus e a amar o próximo” – DECLARAÇÃO GRAVISSIMUM EDUCATIONIS SOBRE A EDUCAÇÃO CRISTÃ

Em 1965, o Papa Paulo VI escreveu a declaração Gravissimum Educationis, sobre a Educação Cristã. O documento, voltado para os pais, à sociedade civil e à Igreja, fala da “gravíssima obrigação” relacionada à educação dos filhos pelos pais, os primeiros e principais educadores. Tão atuais e urgentes, as indicações sobre a relação entre família e educação estarão presentes na programação do 10º Simpósio Nacional das Famílias, que acontecerá ao vivo neste sábado, 23 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18 no canal www.youtube.com/PastoralFamiliarCNBB

O Simpósio e a Peregrinação das Famílias em 2020 deverão aprofundar a visão da Igreja de que a família é lugar por excelência da educação. “A família é a base de toda educação, dela deriva, e tudo aquilo que acontece como fonte de conhecimento não deveria estar desligado da realidade da família. Por isso vamos construir todo o simpósio a partir dessa dinâmica para que nossas famílias preservem ou – aquelas que por ventura, por influências outras, estão perdendo esta lógica – redescubram o dever de se colocarem no lugar de educadoras para que seus filhos possam ser construtores de uma sociedade justa e fraterna”, explica o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, padre Crispim Guimarães.

Assim como Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco reafirmaram em pronunciamentos e documentos a importância da família na educação da prole. Recentemente, o Papa Francisco, falando a educadores, lembrou que a escola, a universidade têm um papel na constituição das pessoas como parte da educação, mas nunca isso pode prescindir o papel da família.

Confira a programação