#FestaDaPadroeira2020, dia 03: “Ao andar sobre o mar, Jesus nos mostra que o poder de Deus está acima dos males da sociedade”

71

O terceiro dia de festejos da nossa Padroeira foi aberto com mais um dia de novenário, com o sub-tema “Eis que faço novas todas as coisas”. A reflexão foi feita pelo monsenhor Manfredo Ramos, que recordou o fato que Deus nos ama como filhos e, por isso, dotou-nos de liberdade.

“Assim diz Jesus: quem ouve a minha Palavra se tornará meu discípulo, conhecerá a verdade e a verdade o libertará”, destacou Monsenhor Manfredo. “Se não participarmos da cruz do Senhor nesta vida não poderemos participar da vida no céu”, concluiu.

Rezamos pela vocação de ser Pai

Em sua homilia, Pe. Francisco de Assis Filho, nosso pároco, refletiu sobre o tema da Festa da padroeira Nossa Senhora da Glória, “Maria, comunicadora da vida”. “Conhecemos toda a trajetória de Nossa Senhora: sua fidelidade, obediência, silêncio, reflexão e contemplação da Palavra de Deus. Ela nos deixou esse grande exemplo”, apontou. Para Pe. Francisco, como primeira catequista e comunicadora da vida, Maria nos convida, através do nosso desprendimento e doação, a nos colocarmos a serviço do Reino de Deus.

No Evangelho (Mt 14,22-33), Jesus pediu aos discípulos que entrassem na barca e seguissem para o outro lado do mar, o que significou o encontro com outros pagãos para dar testemunho. Enquanto isso, Jesus subiu para o monte. “O mar significa a humanidade. Os ventos significam o mundo, os contratempos. A barca representa todas as comunidades cristãs e dentro desta barca estamos todos nós”, explicou Pe. Francisco. “Nós temos a missão de combater esses males que afetam o projeto de Deus. Quando Jesus anda sobre as águas significa que o poder de Deus está acima dos males da sociedade. Então, se acreditamos que Ele é o filho do Deus Vivo, automaticamente acreditamos que iremos vencer todos os obstáculos que encontrarmos”, destacou o pároco.

Aos pais que assistiam a celebração pelo nosso canal do YouTube, Pe. Chico mandou um recado. “Um pai deve estar sempre em intimidade com o Senhor para fazer a experiência do Deus que vem ao seu encontro e, assim, ser exemplo a seguir. Que cada pai da nossa comunidade encontre em Deus esta força para conduzir seu barco, que é sua família, para que possam ser testemunhas da verdade, da transparência e do amor a Deus nas pessoas dos nossos irmãos e irmãs, para que juntos possamos corresponder a este amor que Deus tem com cada um de nossas famílias.

A mensagem especial para o dia dos pais foi lida por uma criança de onze anos, e encontra-se disponível no canal do YouTube da Paróquia.