Grande Concerto de Natal será domingo na Catedral Metropolitana

19

Arte e religiosidade para homenagear Jesus Cristo estão unidas no Grande Concerto de Natal – Domingo de Luz, que acontece no próximo domingo (11), a partir das 16h30min, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. O evento dá espaço para campanha solidária em favor do Iprede. A organização pede que as pessoas levem uma lata de leite em pó para doação à entidade que atende crianças com desnutrição.


O Grande Concerto, ao chegar a sua quarta edição, consolida-se como um dos maiores eventos natalinos do Ceará. Músicos de vários grupos comporão a orquestra que se apresentará com o Coral Noite de Belém, formado por vozes de diversos grupos vocais, além de cantores-mirins que formarão o coral Meninos de Jesus. A regência será do maestro Poty Fontenele.


A jornalista Leda Maria, da Comissão Organizadora, explica que a partir das 16h30, o público será recebido pela Banda de Música da Décima Região Militar. A seguir, Maria e José, interpretados por um casal de cantores, entrarão na Catedral com o Menino Deus, dando início às apresentações da orquestra e coral. Segundo Leda, o concerto terá duas partes, uma com tradicionais músicas natalinas universais e outra com criações regionais.


“No final, teremos a canção Noite Feliz, para todos – artistas e público – participarem desse momento de grande emoção”, diz. Terminado o concerto, o padre Clairton Alexandrino celebrará missa. O projeto do Grande Concerto, comenta Leda, foi pensado para  enriquecer o período da festa natalina com arte e religiosidade.


O pároco da Catedral, padre Clairton Alexandrino, ressalta que ao contrário das campanhas comerciais de Natal que colocam o Papai Noel como o grande personagem da festa, o evento de domingo na Catedral homenageia Jesus. “Queremos chamar a atenção para o Natal tendo como centro de tudo Jesus Cristo”, reforça ele.


A festa também valoriza os artistas locais – músicos e cantores. De acordo com Leda Maria, a Comissão Organizadora recebeu a proposta de trazer um tenor de fora. “Não concordamos por dois motivos: Primeiro porque os ensaios do Grande Concerto começaram em maio e segundo porque queremos valorizar os nossos profissionais [músicos e cantores]”, justifica a jornalista.


A produção conta com mais de 50 profissionais – jornalistas, publicitários, apresentadores, decoradores, produtores e técnicos de imagem e som. Todos os cuidados para o sucesso do evento estão sendo tomados: desde geradores de energia ao esquema de segurança. Este ficará a cargo de soldados do Exército, Polícia Militar e empresa privada. No primeiro ano, o concerto atraiu 800 pessoas e o do ano passado quatro mil. A expectativa dos organizadores é que o número desde ano seja ainda maior. “É uma festa que une todas as gerações”, afirma Leda.


O evento será possível graças às parcerias com o Governo Federal, Governo do Estado, Assembléia Legislativa do Ceará. Sebrae-ce, Banco do Nordeste, Sistema FIEC, M. Dias Branco, Fundação Beto Studart, Transpetro, Marquise, MEX, Sinduscom-Ceará e Iprede.


Quem for à Catedral poderá assistir ao vivo a uma megaprodução. Quem não puder ir poderá acompanhar de qualquer lugar do mundo pela internet, no site do evento: www.grandeconcertodenatal.com.br


Fonte: Agência da Boa Notícia