Iniciação à Vida Cristã

Desde o Concílio Vaticano II, ocorrido entre os anos de 1962 e 1965, a Igreja Católica passou por diversas e positivas mudanças que moldam hoje o nosso ser cristão. Um dos grandes frutos das mudanças conciliares está no campo da Catequese, sobretudo a partir do lançamento do Diretório Geral para a Catequese, em 1971 e, posteriormente, do RICA (Rito da Iniciação Cristã de Adultos), em 1972. Ambos os documentos demonstram e nos convidam a pensar a Catequese como um caminho progressivo de fé, feito à luz da Palavra de Deus, dentro da comunidade, visando formar verdadeiros discípulos-missionários. É uma Catequese inspirada nas pregações das primeiras comunidades cristãs, descritas no livro dos Atos dos Apóstolos e também nas cartas e exortações do Novo Testamento.

Assim, com esses direcionamentos, a Igreja Católica do Brasil, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos apresentou o projeto da Iniciação à Vida Cristã. Com o lançamento do Documento 107 da CNBB (Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários), as diversas Dioceses e Paróquias do Brasil foram mais uma vez convidadas a aderirem a essa “nova” forma de fazer Catequese.

A inspiração bíblica do documento é o encontro de Jesus com a mulher samaritana (descrita no capítulo 4, do Evangelho de João). Através da narração da passagem bíblica, podemos enxergar Cristo que se encontra com a mulher samaritana marginalizada, e dialoga com ela. Assim, a mulher pode conhecer Jesus, que se revela a ela em cada palavra do seu diálogo. A samaritana, então, desempenha um importante papel missionário ao anunciar para a comunidade, com o seu testemunho, o Cristo.

Atualizando a Palavra, podemos perceber o convite dirigido a todos os catequistas do Brasil para anunciarem e testemunharem Jesus Cristo para todas as pessoas.
Portanto, o processo de Catequese de Iniciação à Vida Cristã necessita formar novos e conscientes discípulos-missionários para a serviço da comunidade. Busca-se isso, principalmente, através dos encontros, das celebrações, dos ritos, dos sinais e dos gestos, que atualizam e transmitem a graça de Deus sobre o seu povo, para que assim tornem-se cada vez mais verdadeiros e autênticos cristãos.

Na Paróquia Nossa Senhora da Glória, as coordenações das Catequeses de Iniciação à Vida Crista (Batismo, Eucaristia e Crisma) formam a Comissão Paroquial da Iniciação à Vida Cristã. Através do diálogo e da unidade visa-se, cada vez mais, desenvolver as nossas Catequeses, para serem espaço do encontro verdadeiro com a pessoa de Jesus Cristo.