29/07/2018  Ação Social na Paróquia Nossa Senhora da Glória - 29/07/2018 das 8h às 12h
21/07/2018  Grupo Santa Teresinha promove Sessão de Cinema - 21/07/18 às 19h
03/08/2018  "Em Cristo somos todos irmãos" - Festa da Padroeira 2018 da Paróquia Nossa Senhora da Glória
Receba em seu email nossas publicações.
Nome:
E-mail:
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
O MENSAGEIRO DA GLÓRIA | 10/03/2018

Edição Jan Fev Mar de 2018

Quaresma: o grande retiro dos cristãos

A palavra Quaresma vem do latim ”quadragésima”. Esse tempo litúrgico compreende os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até Quinta-feira Santa antes da missa da Ceia do Senhor. O número 40 é simbólico e recorda muitas cenas da Bíblia: os 40 anos de caminhada do povo hebreu pelo deserto, os 40 dias que Moisés passou na montanha, os 40 dias de caminhada de Elias para chegar à montanha do Senhor, os 40 dias de Jesus jejuando no deserto.

Editorial: Eis o tempo de conversão!

O Ano Litúrgico é um ciclo que nos proporciona momentos de grande riqueza no aprofundamento de nossa fé. Neste momento, vivenciamos a Quaresma, tempo de introspecção, exame interior, deserto pessoal, transformação. Para vivermos bem a Quaresma, a Igreja nos recomenda oração, jejum e esmola. A oração nos aproxima de Deus, fortalecendo o vínculo pai e filho. O jejum e a penitência são métodos de conversão e unificação interior, como caminhos de libertação. Já a esmola concretiza a solidariedade e a misericórdia.

Santo do Mês: São João José da Cruz (05 de março)

João José da Cruz nasceu no século XVII, e muito cedo descobriu seu chamado a uma consagração total. Pensou na vida sacerdotal, mas percebeu que muitos buscavam o sacerdócio somente para obter honras e dignidades. João José discerniu melhor, e descobriu que Deus o queria um religioso.

Paróquia promove formação sobre a Campanha da Fraternidade

“A superação da violência só será possível com a união de todos, implementando a cultura da paz”. Foi com este sentimento que a Paróquia de Nossa Senhora da Glória promoveu formação sobre a Campanha da Fraternidade 2018, no dia 6 de fevereiro. Este ano, a campanha traz, como tema, “Fraternidade e Superação da Violência” e lema “Em Cristo somos todos os irmãos” (Mt, 23,8).

Pergunta do Mês: Como entender a segunda vinda de Jesus?

Ao falar da vinda de Cristo, São Bernardo de Claraval lembra-nos da vinda intermediária que se dá entre a primeira, aquela da Encarnação, e a segunda, aquela conhecida como Parusia. A vinda intermediária é a que se dá por meio dos sacramentos, por meio da presença do Senhor em nós. De fato, diz as Escrituras: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (cf. Jo 14,23).

Palavra de Vida: “A quem tiver sede, eu darei, de graça, da fonte da água vivificante” (Ap 21,6)


O apóstolo João escreveu o Livro do Apocalipse para consolar e encorajar os cristãos do seu tempo, diante das perseguições que naquele período se haviam multiplicado. Esse livro, rico de imagens simbólicas, revela na realidade a visão de Deus sobre a história e a consumação final: a Sua vitória definitiva sobre todo o poder do mal. Esse livro é a celebração de uma meta, de um final pleno e glorioso destinado por Deus para a humanidade.

“O amor é a única luz que ilumina um mundo às escuras”

Nós da Obra Bene Ha IahwehHain, temos como vocação o chamado de “Amar” e como carisma “acolher para a santificação das almas”. Neste mês, gostaríamos de refletir com os demais paroquianos sobre o grande desafio que é falar de amor e de acolhimento em tempos nos quais somos induzidos a olhar para o outro, mas não o enxergar; a perguntar se está tudo bem, mas não esperar uma resposta sincera; a estar próximo fisicamente, mas raramente próximo emocionalmente.

Testemunho I: Madrinha e intercessora

Quero divulgar para os quatro cantos do mundo os três milagres que já consegui por intercessão dessa maravilhosa filha de Deus: Santa Rita de Cássia, minha madrinha, pois no dia do meu batismo a senhora que seria minha madrinha não compareceu, então minha mãe pediu ao padre para Santa Rita ser a minha madrinha intercessora, e o padre consentiu.

Testemunho II: Diante da pia

Durante a orientação de um retiro espiritual de diáconos permanentes e esposas, partilhei com eles a seguinte experiência que tinha vivido no domingo, cujo evangelho propunha: “Quem não renunciar a si mesmo não pode ser meu discípulo”: “Antes de ir para a celebração, vi que a pia da cozinha estava cheia de louças. Lavar a louça faz parte do dia-a-dia da nossa comunidade sacerdotal; mas, daquela vez, apoiando-me em um pouco de cansaço, senti-me inclinado a não enfrentar a pia...

Campanha para construção da capela Nossa Senhora de Lourdes ganha força

Sonho de toda uma comunidade, a Capela Nossa Senhora de Lourdes está prestes a sair do papel. O projeto, de autoria intelectual da arquiteta Daisy Porto Lima, já foi aprovado pela Arquidiocese de Fortaleza. Uma dedicada equipe se mobiliza, desde o início, para resolver os trâmites junto aos órgãos municipais. A comunidade vem aderindo, cada vez mais, à campanha “Eu sou da Imaculada”, voltada à primeira etapa da construção. Já o pároco, Pe. Francisco de Assis Filho, é só expectativa: “Queremos dar início às obras da Capela o quanto antes”, afirma o padre.

Nar-Anon na Paróquia da Glória

O Grupo Familiar Nar-Anon é essencialmente para você, que tem ou já teve um sentimento de desespero relacionado ao problema de dependência química de alguém muito próximo.
O que aprendemos?  Que o uso de drogas é uma doença; a compartilhar nossos problemas; focalizar nossa energia em nós mesmos; a melhorar a nossa autoestima; a substituir o desespero pela esperança e viver um dia de cada vez.

Encontro de Namorados e Noivos

Nova turma do Encontro de Namorados Firmes e Noivos (ENFIN) teve início no dia 28 de janeiro e prossegue até o dia 20 de maio, totalizando dez reuniões. Os encontros buscam fortalecer o relacionamento dos 68 casais inscritos, com muitas formações, dinâmicas, louvores, partilhas e muitos momentos construídos para auxiliar o namoro a ser firme e cristão.

Entrevista: “Somos todos chamados à conversão”

Desde os primórdios do Cristianismo a Quaresma marcou para os cristãos um tempo de graça, oração, penitência e jejum, afim de obter a conversão. Esses quarenta dias que precedem a Semana Santa são colocados pela Igreja para que cada um de nós se prepare para a maior de todas as Solenidades litúrgicas do ano, a Páscoa, a grande celebração da Ressurreição de Jesus, a vitória Dele e nossa sobre o Mal, sobre o pecado e sobre a morte.

A Voz do Pastor: “Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos” (Mt 24, 12)

Para o papa Francisco, a Quaresma é “sinal sacramental da nossa conversão”, que anuncia e torna possível voltar ao Senhor de todo o coração e com toda a nossa vida. Este ano, em sua mensagem para a Quaresma, o Sumo Pontífice deixou-se inspirar pela seguinte afirmação de Jesus, que aparece no evangelho de Mateus: “Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos” (24, 12).

Para refletir: Como entender e aceitar que em Cristo somos todos irmãos?

O lema da Campanha da Fraternidade de 2018 nos convoca a refletirmos sobre a nossa filiação a um mesmo Pai, que gerou seu Filho e nosso irmão Jesus Cristo através da virgem Maria. Fundamentado na palavra de Deus, que diz “Vós sois todos irmãos (Mt23,8)”, o lema escolhido para a CF 2018 se constitui no único caminho capaz de nos oferecer um convívio fraternal para superarmos a violência e criarmos um ambiente social onde a paz se tornará realmente possível.

Colunas

Calendário Litúrgico
Calendário Paroquial
Curtas
Expediente
Opinião
Santo do Mês

Versão em PDF

Edições Anteriores

Clique aqui para ler outras edições do Mensageiro da Glória
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
  Paróquia Nossa Senhora da Glória - Arquidiocese de Fortaleza
Av. Oliveira Paiva, 905 - Cidade dos Funcionários - Fortaleza-CE - CEP 60.822-130  |  Telefone: (85) 3279-4500
www.igenio.com.br