Legião de Maria

Movimento de apostolado leigo, a Legião de Maria foi iniciada em Dublin, na Irlanda, em 1921, por um leigo irlandês, o Sr. Frank Duff. O movimento está hoje espalhado em todas as partes do mundo. No cinqüentenário do movimento, dia 7 de Setembro de 1971, a Rádio Vaticano felicitou o fundador e disse que a Legião de Maria era o maior movimento atual de apostolado leigo e provavelmente o único movimento que tem como norma essencial que cada membro dedique ao menos duas horas por semana a algum trabalho “ativo e substancial” a favor do próximo.

Os membros prometem, em honra de Nossa Senhora e em união com Ela, trabalhar pela sua própria santificação e pelo bem da igreja e do próximo. O movimento não só foi iniciado por um leigo, mas é dirigido e organizado por leigos. O sacerdote ocupa um lugar de destaque no movimento, como Diretor Espiritual de cada grupo. No Brasil, foi iniciado em 1952.

A Legião de Maria na Paróquia da Glória

A Legião de Maria foi fundada na Paróquia Nossa Senhora da Glória no dia 14 de Fevereiro de 1982, sob a orientação espiritual do saudoso Pe. José Maria Frota. Teve início apenas com o Praesidium Nossa Senhora da Glória. Depois, o mesmo foi desmembrado e um novo Praesidium formou-se com o nome de Nossa Senhora da Paz – ambos filiados à Cúria Nossa Senhora do Brasil, de Messejana.

Os grupos foram se desmembrando não só na Matriz, mas também em todas as comunidades pertencentes à Paróquia, como Luciano Cavalcante, Dias Macêdo, Alecrim, Edson Queiroz e Tancredo Neves. O número de Praesidia, que já eram 15, foi suficiente para formar um Conselho – a Cúria Nossa Senhora da Glória, que foi desmembrada da Cúria Nossa Senhora do Brasil e passou a ser filiada à Régia Immaculata de Fortaleza.

A primeira reunião de fundação da Cúria Nossa Senhora da Glória aconteceu no dia 20 de março de 1994, onde compareceram as oficiais da Régia Immaculata de Fortaleza, os oficiais da Cúria Nossa Senhora do Brasil e todos os oficiais dos Praesidia da Glória. Houve a eleição para os cargos de oficiais e a primeira diretoria foi composta dos seguintes membros: Neuza Fernandes Soares (Presidente); Luzanira Bezerra de Souza (Vice-Presidente); João Sidônio Silva de Nazaré (Secretário) e Lucileide Santos da Silva (Tesoureira).

Após a Catena, o Diretor Espiritual Padre José Alberto parabenizou a Cúria e fez uma bela alocução, destacando a frase de Maria, que ficou lapidada: “Faça tudo o que ele vos disser”.

Graças ao Espírito Santo, ao seu filho Jesus e sua Mãe Maria Santíssima, que caminham à nossa frente, a Cúria da Glória já pôde desmembrar outras novas Cúrie: Coração Imaculado de Maria (Luciano Cavalcante), Mãe Rainha (Alvorada-São José) e Nossa Senhora das Dores (Dias Macêdo).

Atualmente, a Cúria da Glória trabalha com oito Praesidia: três na Capela de Aparecida, um na Manibura, três na Glória e um no Tancredo Neves, formando um total de 125 membros. Cada grupo é formado por quatro oficiais – presidente, vice, secretário e tesoureiro, que são regidos pela Cúria. Além das legionárias ativas, contamos com as auxiliares, que nos ajudam com as suas orações, são sustentáculos e fortaleza para o nosso Apostolado.

O trabalho da Legião consiste em visitas e revisitas a doentes em lares e hospitais; visitas aos asilos de idosos e visitas domiciliares, levando a Palavra do Evangelho. Todos estes trabalhos são apresentados à Cúria, através de Relatórios feitos por cada Praesidium. Todos têm vida própria e sabemos com alegria de novos desmembramentos de Praesidia, nas novas Cúrie.

Segundo o Padre Francisco Mascarenhas, coordenador da Legião (de saudosa memória), a Legião de Maria tem o seu método de formação bem delineado no seu Manual. Disse ainda o nosso querido Dom Mario Gurgel: “É necessário e imprescindível a todos os que desejam conhecer a Legião, com ela trabalhar e se aprofundar na sua espiritualidade, ler e meditar os belos escritos do Manual Legionário, que é um manancial da mais pura espiritualidade cristã”.

“A Legião de Maria apresenta a verdadeira face da Igreja Católica” (João XXII).

Coordenação 2023

Jozely Figueiredo, Fátima Carvalho, Jacinta Braga e Francisca Germana