Mensagem do Papa Bento XVI para o 48º Dia Mundial de Oração Pelas Vocações

7

Queridos Irmãos e Irmãs!


O 48:. º Dia Mundial de Oração Pelas Vocações Que, soros celebrado nenhum dia 15 de Maio de 2011, IV Domingo de Páscoa, CONVIDA-NOS uma reflectir Sobre o Tema ” Propor como vocações nd Igreja local ». Traduza Anos Sessenta, o Venerável Papa Pio XII instituiu umparágrafo Pontifícia Obra Vocações Sacerdotais como . DEPOIS, muitas dioceses em, FORAM fundadas Pelos Bispos de obras semelhantes, Animadas Por Sacerdotes e Leigos, correspondendo AO Convite do Bom Pastor, quando, «ver AO como multidões, encheu-Se de compaixão Por ELAS, fatigadas e abatidas Por andarem Como SEM Ovelhas »pastor e Disse:« A messe e grande, MAS OS Trabalhadores São poucos. Pedi, POIs, AO dono da messe mande Que Trabalhadores parágrafo um SUA messe »( Mt 9, 36-38).


A PROMOVER de arte e Cuidar das vocações hum Encontra luminoso Ponto de Referência NAS Páginas do Evangelho, Onde Jesus Chama OS SEUS Discípulos O Seguir Pará e educa-AMOR COM OS e solicitude. Objecto da Nossa Atenção especial o E MoDo Como Jesus Chamou OS SEUS Mais Íntimos Colaboradores um anunciar o Reino de Deus (cf. Lc 10, 9). Pará Comecar, ve-se Claramente Que O Primeiro acto FOI uma Oração enguias Por: pingos de Chamar os, Jesus Passou uma Sozinho Noite, Oração EM, da Escuta Vontade do Pai (cf. Lc 6, 12), n’uma interior Acima Elevação das Coisas de Todos os Dias. A vocação dos Discípulos Nasce, precisamente, não Íntimo Diálogo de Jesus com o Pai. Como vocações sacerdotais Ministério AO e A Vida consagrada São Fruto, primariamente, hum Contacto com o Deus vivo Constante de Oração e de UMA insistente Que se elevação da OA «Dono da messe» Quer NAS comunidades paroquiais Quer NAS, Famílias Cristas, nsa Quer vocacionais cenáculos .


Ó Senhor, não Início da SUA Vida Pública, alguns pescadores Chamou, estavam Que trabalhar um NAS Margens do Lago da Galiléia: “Vinde e Segui-me, e farei de Vos Pescadores de Homens» ( Mt 4, 19). Mostrou-lhes um SUA Missão Messiânica com numerosos «Sinais», Que indicavam o Seu amor Pelos Homens da Misericórdia EO dom do Pai, educou-os com uma Palavra e com a Vida, de estarem prontos MoDo um par serviços OS continuadores da SUA obra de Salvação; Por FIM, «Sabendo Jesus Que chegara um SUA Hora de Passar Mundo deste parágrafo o Pai» ( Jo 13, 1), confiou-lhes o memorial da Morte e Ressurreição SUA e, os antes de subir AO Céu, enviou-os Por TODO O Mundo com Mandato Este: «Ide, POIs, Fazer Discípulos de Todas As Nações» (Mt 28, 19).


A Proposta, Que Jesus FAZ Às PESSOAS AO Dizer-lhes «Segue-Me!», E Exigente e exaltante: CONVIDA como um ENTRAR NA SUA Amizade, um Escutar Perto de uma EA SUA Palavra Viver com marca Ele; Ensina-lhes um Dedicação Deus um total e à PROPAGAÇÃO do Seu Reino, Segundo uma lei do Evangelho: «Se o grão de trigo CAIR NA terra e nao Morrer, FICA tão elementos, mas, se Morrer, da Muito Fruto” ( Jo 12, 24); CONVIDA -como Sair da SUA Fechada Vontade, da SUA ideia de auto-Realização, parágrafo embrenhar-se noutra Vontade, de um Deus, deixando-se Guiar Por ELA; Faz-lhes Fraternidade in Viver, Desta DISPONIBILIDADE Que Nasce um total Deus ( cf. Mt 12, 49-50) e se Torna o Sinal Distintivo da COMUNIDADE de Jesus: «O Sinal Por quê Todos vos hao-de reconhecer Como Meus Discípulos e terdes amor uns EAo Outros» ( Jo 13, 35).


Tambem Hoje, o Seguimento de Cristo e Exigente; Significa Aprender a ter o Olhar Fixo in Jesus, intimamente Conhece-Lo, um Escuta-Lo nd Palavra eA Encontra-Lo nsa Sacramentos; Significa Aprender a conformar um Própria Vontade D’marca Ele . Trata-se de UMA Verdadeira e Própria Escola de Formação n. Quantos se preparam par o Ministério sacerdotal EA Vida consagrada, um soluço Orientação das Autoridades eclesiásticas compétentes. O senhor nao Deixa Chamar de, TODAS in As Estações da Vida, parágrafo Partilhar uma SUA Missão SERVIR e não uma Igreja Ministério Ordenado e nd Vida consagrada, EA Igreja «Chamada e um dom Este Proteger, uma estima-lo e ama-lo: Ela É Responsável Pelo Nascimento e Pela Maturação das vocações sacerdotais “( João Paulo II , Exort. ap. Pós-Sinodal Pastores dabo vobis , 41) .Especialmente Neste tempo, Que in A Voz do Senhor Parece sufocada Por «Outras Vozes» EA PROPOSTA de O Seguir oferecendo um Própria Vida PoDE O PARECER Demasiado Difícil, Comunidade Cristã CADA, CADA sentir, Deverià assumir, conscientemente, o Compromisso de PROMOVER como vocações. Importante e encorajar aqueles APOIAR e mostram Que Claros Sinais de vocação sacerdotal à Vida e à consagração religiosa, de MoDo Que sintam o entusiasmo da COMUNIDADE Inteira quando dizem o Seu «sim» a Deus e à Igreja. Parte da minha, semper OS encorajo Como Fiz quando escrevi EAo Que ENTRAR decidiram se não Seminário: «Fizestes Bem [em Tomar ESSA DECISÃO], PORQUE OS Homens semper Terao necessidade de Deus – MESMO NA Época da Técnica do predomínio não Mundo da Globalização e -, que Deus mostrou Que Se um NOS in Jesus Cristo e nsa reúne nd Igreja parágrafo, aprender com marca Ele universal, e Por Meio d’Ele, a Vida Verdadeira e MANTER Presentes e tornar eficazes OS Critérios da Verdadeira humanidade »( Carta Seminaristas EAo , 18 de Outubro de 2010).


É Preciso Que CADA Igreja local se Torne CADA Vez Mais sensível e atenta à pastoral vocacional, Educando um familiar Nível, Associativo e Paroquial, sobretudo adolescentes e SO OS Jovens – Como Jesus fez com OS Discípulos – Uma maturarem parágrafo Genuína Amizade e afectuosa com o Senhor, Cultivada nd Pessoal Oração e Liturgica; aprenderem um parágrafo Escuta atenta e frutuosa da Palavra de Deus, atraves de UMA familiaridade com Crescente como dos sagradas Escrituras; compreenderem Para quê ENTRAR NA Vontade de Deus nao NEM aniquila Destrói uma Pessoa, MAS Descobrir e de Permite Seguir uma Verdade Mais profunda de si mesmos; viverem um par gratuidade NAS RELAÇÕES COM eA Fraternidade other OS, PORQUE tão Abrindo-SE AO amor de Deus e Que se Encontra uma Verdadeira alegria bis Plena Realização das Próprias aspirações. «Propor como vocações nd Igreja local» Significa ter uma Coragem de indicar, atraves de pastoral vocacional UMA atenta e adequada, Exigente Este Caminho do Seguimento de Cristo, Que, Rico de Sentido, e Capaz de Envolver Toda a Vida.


Dirijo-me particularmente uma vos, queridos Irmãos não Episcopado. Pará e Difusão Dar Continuidade à Vossa Missão de Salvação in Cristo, «promovam o Mais Possível como vocações sacerdotais e Religiosas, e de MoDo particular como Missionárias» (Decr. Christus Dominus , 15). O Sr. Precisa da Vossa colaboração, parágrafo Que o Seu Chamamento POSSA Chegar EAo Corações de marca Ele Quem escolheu. escolhei OS Cuidadosamente dinamizadores do Centro Diocesano de Vocações, Instrumento precioso de Promoção e Organização da pastoral vocacional e da Oração Que Sustenta e uma Garante um SUA Eficácia. also Quero Recordar-Vos, Amado Irmãos Bispos, a solicitude da Igreja universal Por UMA Distribuição Equitativa dos Sacerdotes não Mundo. A DISPONIBILIDADE Vossa face com um dioceses escassez de vocações Torna-SE UMA Bênção de Deus como parágrafo vossas comunidades e constitui, fiéis OS Pará, o Testemunho de hum Serviço sacerdotal Que se Abre generosamente Às Necessidades da Igreja Inteira.


O Concílio Vaticano II recordou, explicitamente, Que o «Fomentar Dever de Pertence como um vocações Cristã Toda uma comunidade, Que como DEVE PROMOVER UMA sobretudo Mediante plenamente Vida Cristã» (Decr. totius totius , 2). Por ISSO, Desejo Dirigir UMA fraterna Saudação de um encorajamento especial Quantos colaboram de Vários Modos NAS COM OS Sacerdotes paróquias. Em particular, dirijo-me àqueles Que podem oferecer um Própria Contribuição par uma pastoral das vocações: OS Sacerdotes, como Famílias, catequistas OS, OS animadores. Aos Sacerdotes Que sejam capazes de hum recomendo Dar Testemunho de Comunhão com o Bispo e com OS Irmãos Outros sem sacerdócio, garantirem o parágrafohúmus vital EAo Novos rebentos de vocações sacerdotais. Que sejam como Famílias «Animadas Pelo Espírito de Fé, de Caridade e piedade» ( Ibid ., 2), capazes de ajudar OS Filhas e Filhos como um acolherem, com generosidade, o Chamamento AO sacerdócio e A Vida consagrada.Convictos da SUA Missão Educativa, catequistas e SO OS animadores das Associações Católicas e dos Movimentos Eclesiais «de tal forma procurem cultivar o Espírito dos adolescentes um si confiados, enguias Que possam SENTIR e de bom grado Seguir uma vocação divina» ( Ibid ., 2 ).


Queridos Irmãos e Irmãs, o vosso empenho nd Promoção e Cuidado das vocações adquirir a plenitude de Sentido e Eficácia de pastoral, quando se Realiza nd Unidade da Igreja SERVIR visto e uma Comunhão. E Por Que ISSO de Todos os Momentos da Vida Comunidade da eclesial – a catequese, OS Encontros de Formação, um Liturgica Oração, como peregrinações EAo Santuários – São UMA OCASIÃO suscitar parágrafo preciosa não Povo de Deus, in Mais particular nsa nsa Pequenos e Jovens, O Sentido de pertença à Igreja bis in Responsabilidade responder, COM UMA Opção Consciente e livre, AO n º Chamamento o sacerdócio EA Vida consagrada.


A CAPACIDADE de como cultivar vocações e Sinal característico da Vitalidade de UMA Igreja local. Invoquemos, Confiança e com insistência, um parágrafo Que Ajuda da Virgem Maria, seguindo o Seu Exemplo de Acolhimento do Plano Divino da Salvação e com uma SUA Eficaz intercessão, SE POSSA difundir Ao No Âmbito de CADA COMUNIDADE DISPONIBILIDADE um parágrafo «sim» Dizer Senhor, Que nao cessação de Chamar Novos Trabalhadores parágrafo um SUA messe. Com Estes votos, concedo de um Coração ‘todos’ A Minha Bênção Apostólica.


Vaticano, 15 de Novembro de 2010 .


PAPA BENTO XVI