Missa e apresentação de novos gestores marca início do ano letivo na Católica de Fortaleza

3

O chanceler da instituição presidiu a Missa realizada no Outeiro da Prainha.


Chanceler da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques presidiu a Missa votiva ao Espírito Santo no Outeiro da Prainha. Na celebração que marca o início do Ano Acadêmico da instituição foram lidas as provisões dos novos gestores.


Padre Francisco Antonio  Francileudo, novo Diretor Geral da FCF, agradeceu  aos antigos diretores presentes à celebração e fez um apelo aos alunos, funcionários e professores. “Cabe a nós dar continuidade ao crescimento desta instituição e fazer jus à sua história”. A FCF é herdeira do prestigiado Seminário da Prainha, entidade fundada em 1864.


Na homilia, o arcebispo recordou a necessidade de contar com a Sabedoria Divina. “Não devemos procurar uma educação qualquer, mas uma iluminada pela fé que cura o ser humano e o dar uma capacidade ainda maior”. Dom José Antonio ainda ensinou que vem de Deus, através da fé, a luz que nos deve guiar; esta potencializa o que é humano e nos coloca no caminho da Ressurreição. Para tanto é preciso que através de palavras e obras nos aproximemos de Deus, em vista de realizarmos o chamado que temos em ser cooperadores da verdade, disse o arcebispo recordando o lenitivo da Faculdade Católica de Fortaleza.


Na apresentação da nova gestão, o diretor geral anunciou algumas novidades, dentre elas, o início dos diálogos para a formação de uma liga de universidades católicas do Nordeste. “Já começamos a conversar com as Universidades Católicas de Pernambuco e Quixadá”, adiantou. Outra novidade é o funcionamento da FCF das 7 às 22h, sem intervalo, e a implantação, em breve, do Centro de Idiomas para o ensino das línguas bíblicas (Latim, Grego e Hebraico), línguas comerciais (Inglês, Italiano e Espanhol) e das línguas orientais (nipônica e possivelmente árabe).


A professora Lisieux D’Jesus Luzia de Araújo Rocha, nova Diretora Acadêmica da instituição, sublinhou que o trabalho nesta área se firmará sobre o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. A responsabilidade social também será levada em conta. “Inclusão digital, projetos de educação voltados para a prevenção ao suicídio já estão sendo elaborados”, disse a doutora que atualmente também  integra o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE).


Uma das metas para a FCF é sua entrada mais audaz no ramo competitivo da educação superior. Para esta empreitada foi nomeada para comandar a Diretoria  Administrativa Financeira Victória Grêcye Alves de Mendonça com ampla experiência em gestão. “Queremos contar com a ajuda de todos para tornar realidade nossos projetos e sonhos”, conclamou.

Confira a lista completa com a titularidade e função dos novos gestores da FCF.

Diretor Geral: Prof. Dr. Pe. Francisco Antônio Francileudo
Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Lisieux D’Jesus Luzia de Araújo Rocha
Diretora Administrativa Financeira: Esp. Vitória Grêcye Alves de Mendonça
Propedêutico / Comissão do Vestibular: Profa. Ms. Raphaela Cândido Lacerda
Coord. Departamento de Filosofia: Profa. Dra. Irmã Maria Celeste de Sousa
Coord. Departamento de Teologia: Prof. Ms. Antonio Ronaldo Vieira Nogueira
Coord. Do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: Prof. Dr. Pe. Moésio Pereira de Souza