O que é a Esperança

33

Deus quer nos encher da esperança, de toda esperança e paz. O fruto da esperança é a alegria e a paz. O Senhor quer nos renovar na esperança. Vamos definir o que é a esperança e aprofundar sobre ela.

O Papa define que a fé é a esperança e a esperança é a Redenção. Aqueles que crêem esperam. Os que acreditam em Deus, esperam em Deus.

Vamos pegar a Palavra, Hebreus 6, 9-19. São Paulo define a esperança perfeita como a âncora da alma. O que é uma âncora? É o que segura o barco, para ele não se perder. Deus tem um plano e um projeto de salvação para cada um de nós. Qual é esse projeto? O homem foi criado para Deus, Ele o criou para participar de Sua vida. O Homem vivia em intimidade profunda com Deus, no Paraíso. O Homem é livre até para se separar de Deus, com o pecado é o que ele faz. E Deus envia Seu Filho para nos resgatar do pecado, Jesus veio para nos resgatar.

Desde a criação o Pai tinha um projeto para nós. O Homem foi feito imortal, mas com o pecado, a morte passou a atingir nossa vida. Adão e Eva viviam em intimidade profunda com Deus, até pecarem. Então Jesus é a nossa esperança, Ele veio nos trazer a Salvação.

Efésios 2, 1-12 .O Papa, nos diz que Paulo lembra aos Efésios que antes do Seu encontro com Cristo o povo estava sem esperança porque estava sem Cristo, sem a presença de Cristo. As pessoas só podem ter a esperança a partir do encontro com Cristo, com o Amor de Deus.

O homem ao plantar uma semente na terra precisa de esperança, ele espera que a chuva caia, para que nasça a semente e dê frutos para ele colher. Se a terra não for boa, e não chover, a semente não dá frutos. A fé é a esperança, se você crê, logo, você espera em algo. Se você crê que Jesus veio para nos salvar, você espera a Salvação.

Esta vida é passageira, mas fomos criados para a vida eterna. Um povo sem Deus é um povo sem esperança. As pessoas esperam no povo, no governo, nos país, espera na profissão, no matrimônio, a esperança é um sentimento nobre. Essa é sua dimensão natural. A esperança é esse sentimento nobre que faz o homem esperar em algo que ele não possui.

A esperança é uma virtude teologal. São as virtudes que nos levam a nos relacionar com Deus, quando somos batizados somos chamados filhos de Deus, ali somos inseridos na Salvação, e as virtudes nos fazem crescer no relacionamento com Deus. A fé nos leva a acreditar em Deus, a caridade nos leva a amar a Deus, e a esperança nos leva a desejar a Deus. Por isso no Advento vivemos a espera do Salvador que já veio, em Maria, e a espera da segunda vinda do Senhor, Maranatá! Vem Senhor Jesus!

A esperança nos faz desejar a segunda vinda do Senhor. O Homem ergue o clamor ao céu. Vem Senhor Jesus! Porque é Ele nossa esperança, Jesus é nossa esperança! Quem sela nossa intimidade com Deus para sempre é Jesus.

Hoje em dia as pessoas perderam a esperança, a esperança profunda, as pessoas ainda têm o sentimento nobre, elas ainda esperam nas pessoas; mas o mundo nos leva a viver uma alegria passageira, mas em Deus nós vivemos uma alegria perfeita e verdadeira.

Podemos esperar em Deus até o fim da nossa vida, a esperança nos leva a crer e esperar na vida eterna.

Porque vocês esperam em Deus vocês estão aqui. As pessoas estão perdendo a esperança, em nosso país podemos ver isso claramente. Precisamos rezar, crer que Deus pode transformar o coração dos homens, dos políticos. A esperança nos faz acolher a Salvação, somos livres para acolher essa Salvação. Somos livres para querer Jesus na nossa vida. Só podemos ter a esperança numa vida melhor, num país melhor, se tivermos um encontro pessoal com Jesus, com o amor de Deus.

O Papa escreveu essa encíclica e nos fala da esperança para acolhermos a Salvação, que é Jesus. Acolhermos a nossa Salvação. Para acolher, para esperar Nele, precisamos viver o desejo de Deus, que é a esperança. A esperança é muito importante para acolhermos a Salvação. Ela gera em nós o desapego das coisas terrenas, porque só Deus permanece. Mesmo se estamos em provação, a esperança nos leva a permanecer em Deus com alegria. Sem a esperança o homem cai no desânimo. O que acontece com as pessoas desanimadas? Elas ficam tristes. Depressão é a doença do século. E porque ficam tristes? Porque perderam a esperança.

Muitas vezes as pessoas têm tudo, mas o essencial elas não possuem, o sentido da vida; elas sentem um vazio que as faz desejar morrer. A esperança nos leva a sair do desânimo, e perseverar, permanecer. Quem não tem esperança começa a desanimar e perder a fé. A esperança nos livra do desânimo, do egoísmo, do individualismo.

Quem tem esperança vive a unidade, não vive o egoísmo, ela gera em nós o desejo de felicidade, porque foi criado para isso. A esperança gera em nós o desejo de felicidade eterna. O coração do Homem foi criado para grandes coisas, ele foi criado para eternidade, para o céu. Por isso ele não se sacia com poucas coisas, quando tem o que deseja quer ainda algo mais. As bem-aventuranças nos levam para o céu.

Lendo Mateus 5,3

Felizes os que são pobres, os que são mansos, os que têm fome e sede de justiça…

Jesus não condena quem tem carros, bens, mas os que não são pobre de espírito.

Felizes os que têm fome e sede de justiça porque esperam em Deus. A esperança nos leva a desejar as coisas eternas. Ela faz gerar em nós a sede de algo muito maior, porque você foi criado para o céu. A esperança nos protege contra o desânimo, o egoísmo. Vocês acham que é fácil manter a fé e a esperança no mundo de hoje? Em que tudo vai contra isso? Todos os dias eu preciso alimentar a minha fé e a minha esperança. Quem grante o céu é Jesus, Ele que é a esperança, precisamos combater diariamente. Os cristãos vivam um combate, contra o ateísmo, contra a concupiscência. A esperança nos ajuda nesse combate para que possamos alcançar a Salvação. Ela nos ajuda a ordenar nossas desejos, para desejarmos o céu. Tudo em vista da salvação, do céu.

Tudo vai passar, é o curso natural da vida, por isso precisamos desejar Deus, desejar a felicidade profunda que não passa, e as coisas do mundo passam, são efêmeras, a esperança gera em nós o desejo de felicidade profunda que só ele nos dá, dilata o nosso coração, e gera em nós o desejo de liberdade profunda.

Dois exemplos: modelo de esperança

Abraão, Deus disse que ele seria pai de muito povos. Ele esperou noventa e nove anos.

Abrão é esse modelo de esperança, naquele tempo era impossível ter um filho nessa idade, mas Deus realiza o impossível, Deus provou a fé e a esperança de Abraão, pedindo o seu filho primogênito, em sacrifício. Mas pela fé e porque esperava nas promessas de Deus, ele acreditou que Deus daria outro, já que pedia aquele único. E no último momento, Deus disse Basta, e deu o cordeiro para o sacrifício. Deus nos prometeu que nos daria a Salvação, então precisamos esperar, nesse Reviver, as graças que Ele quer derramar. A esperança em Deus não decepciona.

Podemos nos decepcionar com várias pessoas, mas com Deus não.

Quando clamamos a Deus com fé e esperança, Ele nos atende. Abrão, esperou em Deus, poderia fazer vários questionamentos, mas não esperou no Senhor. Os homens nos decepcionam, porque são pecadores, mas nossa esperança deve estar em Deus. Onde está sua esperança, nos homens, ou está em Deus. “Chegar a conhecer a Deus é receber a esperança.” Bento XVI

Outro exemplo é a santa africana(Baquita)… que foi vendida. Deus não nos escraviza, mas nos devolve o amor, essa santa quis ser escrava de Deus, Ele que nos devolve a liberdade. Ela encontrou a libertação dela em Jesus, os homens não tem poder de tirar isso de nós, essa liberdade que Jesus traz. Os homens não podem atingir a nossa alma.

O que nos mantém de pé, é a esperança. Qual é a promessa de Deus pra sua vida? A Salvação, então temos que esperar nela. Por isso somos salvos na esperança, em Jesus.