Obra Bene

Histórico da Obra Bene Ha Iahweh Hain

O que quer dizer nosso nome? Em aramaico (língua de Jesus), Bene Ha Iahweh Hain que dizer “Filhos de Deus Vivo”. Como o nome é grande, somos mais conhecidos como Bene.

Quando e como surgimos? E o que somos hoje?

O grupo surgiu a 15 anos, completos em 28 de setembro de 2010, aniversário da fundação do grupo. A fundadora Lia, que na época participava do Shalom, juntamente com outros jovens, sentiram no coração a inspiração de Deus de criar um grupo de oração jovem na Paróquia Nossa Senhora da Glória. O nome do grupo foi revelado através da passagem bíblica de Oséias 2, 1-2: “Os filhos de Israel serão tão numerosos como os grãos de areia do mar, grãos que ninguém pode medir nem calcular”.

E então, onde lhes diziam “Vocês não são o meu povo, nesse mesmo lugar serão chamados Filhos do Deus Vivo”. A expressão “Filhos de Deus Vivo” foi passada para o aramaico por um professor da Lia, na época.

Pediu-se a autorização do pároco, que era o saudoso Pe. Alberto Castelo, que permitiu. O grupo começou a reunir-se em uma sala pequena, com uma média de 10 jovens, e logo depois passou a um número de até 80 jovens.

A partir de 2000/2001, iniciaram-se os serviços no que são os ministérios. Iniciou-se com o Ministério de Intercessão e depois Deus revelou o nosso carisma, que é o ACOLHIMENTO, de forma a acolher os filhos de Deus, sendo reflexo de Seu amor. Assim, foi fundado o Ministério de Acolhimento e depois outros: pastoreio, obras sociais, música, crianças. Os ministérios servem aos subgrupos do Bene, que atualmente são:

– Grupo aberto: que é o local onde as pessoas conhecem o amor de Deus, com a faixa estária a partir dos 13 anos;

– Grupo de Crianças: batizado de “Benezinho”, local onde os pequeninos aprendem os primeiros passos para o caminho de Deus;

– Grupo de Perseverança: que é formado pelos ministeriados e pessoas com mais de um ano no grupo, para aprofundamento em Deus.

Participamos da Renovação Carismática católica (RCC), movimento da Igreja Católica que tem como identidade: vivência em comunidade, vivência dos dons do Espírito Santo e Batismo no Espírito Santo. Buscamos, como movimento, viver a santidade através do aprofundamento na vivência dos dons, busca da Palavra de Deus, vivência da oração e testemunho e anúncio de Jesus ao mundo.

Nosso símbolo, revelado em oração, é um TAU, símbolo franciscano e que representa também a RCC, que significa busca por pobreza, castidade e obediência. Há um fogo no centro do TAU, com uma pomba, o que significa que acolhemos com amor os filhos de Deus, levando o Espírito Santo a eles.

O que faço para participar do grupo? Quais os locais e horários?

Basta entrar! Como nosso carisma é acolher, sempre todos os que quiserem participar do grupo e vivenciar o amor de Deus, vivendo a vontade de Jesus, serão sempre bem-vindos, desde que estejam na faixa etária determinada.

O grupo aberto se reúne aos domingos, na sala Pe. Alberto Castelo, das 17 às 19h30. As reuniões são marcadas por oração, louvor, pregação da Palavra de Deus, dinâmicas, partilhas.

O grupo Benezinho se reúne também aos domingos, na sala Santo Expedito, das 17h30 às 19h. As reuniões são para as crianças, sendo basicamente com orações, muitas músicas para louvor, teatros, brincadeiras, atividades. É necessária a autorização dos pais para que as crianças participem.

Coordenação 2019

David Luiz