Palavra do Reitor e Missa marcam início do ano letivo na Faculdade Católica de Fortaleza

A palavra do Reitor, de diretores e Missa votiva ao Espírito Santo presidida pelo Arcebispo de Fortaleza marcaram a abertura do ano letivo da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) nesta quarta-feira, dia 4.

Padre Evaristo Marcos, Diretor Acadêmico da instituição apresentou os novos alunos. Do Curso de Propedêutico são 34, sendo 24 oriundos da Arquidiocese de Fortaleza. O sacerdote que também é doutor em Teologia Sistemática informou que o Curso de Teologia da casa está com o currículo revisado. “A experiência já começa com os alunos do primeiro ano”, disse.  Outra novidade é a implantação de um serviço de atendimento aos alunos cuja responsável será a psicóloga e professora Lisieux Rocha.

As palavras de incentivo e desejo de um ano letivo de sucesso foram proferidas pelo Magnífico Reitor Antonio Almir Magalhães de Oliveira. “É uma alegria para nós fazer a retomada do papel desta casa com a presença de todos”, felicitou. De acordo com informações do Reitor a casa conta atualmente com 492 universitários matriculados. “É um número significativo diante dos cursos oferecidos e público alvo”, avaliou.

Ao portal da FCF Pe. Almir Magalhães falou sobre a importância da FCF como instituição que há 150 anos mantém a tradição de formar filósofos e teólogos. “Nosso grande serviço é poder oferecer à sociedade e aos agentes de pastoral através da filosofia e da teologia a possibilidade de dares as razões de sua fé como orientava São Pedro em sua carta”.

Mais sobre a Faculdade Católica de Fortaleza

A Faculdade Católica de Fortaleza, continuadora da missão do Seminário da Prainha que oferece Ensino Superior em Filosofia e Teologia desde 1864, é hoje uma Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e quer ser presença na vida Acadêmica na Igreja e na Sociedade. A FCF atualmente oferece dois cursos de graduação, Bacharelado, em Filosofia e Teologia, além de cursos de pós-graduação e extensão.

Missa com o Arcebispo

Junto ao corpo docente e discente da Instituição o Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, que é também o chanceler da FCF, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, presidiu a Celebração Eucarística votiva ao Espírito Santo. “Em meio ao mundo acadêmico qual deveria ser a diferença  de uma Faculdade Católica? Seria de iluminar  pelo Espírito Santo para poder reconhecer a verdade que ele nos revela  e ela servir”, disse o Arcebispo em um trecho de sua homilia.

Propedêutico

É na Faculdade Católica de Fortaleza que os 24 alunos do Seminário Propedêutico estudam. Trata-se de um curso preparatório para o vestibular dos cursos de Filosofia e Teologia. A turma está sob a responsabilidade do Reitor Rafhael Maciel e conta com a coordenação acadêmica da professora Raphaela Cândido.