Papa celebrará Missa de Pentecostes na Basílica Vaticana

Da Redação, com Boletim da Santa Sé (Tradução: equipe CN Notícias)

O Papa Bento XVI celebrará a Missa do Domingo de Pentecostes na Basílica Vaticana

Neste domingo, 12, o Papa Bento XVI celebrará a Santa Missa do Domingo de Pentecostes, na Basílica Vaticana às 9h30 (horário de Roma, 4h30 horário de Brasília).

A Missa presidida pelo Santo Padre será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova.

O nome Pentecostes, que significa “50º dia”, é celebrado sete semanas depois da Páscoa. No primeiro Pentecostes, depois da morte, ressureição e ascensão de Jesus, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4).

O Papa ressaltou na Missa de Pentecostes de 2005, que como os discípulos no Cenáculo, os cristãos hoje são chamados a anunciar a Boa Nova inspirados pela ação do Espírito Santo.

“A Igreja deve sempre o que já é: deve abrir as fronteiras entre os povos e derrubar as barreiras entre classes sociais e raças. Nela não podem existir esquecidos, nem desprezados. Vento e fogo do Espírito Santo devem quebrar essas barreiras que nós, homens, continuamente erguemos entre nós. Devemos sempre passar da Babel, isso é do fechamento em nós mesmos, para o Pentecostes”, salientou Bento XVI.

Para o Pontífice é dever da Iigreja “comunicar incessantemente” o amor divino, “graças a ação do Espírito Santo”. Cada cristão deve se tornar missionário, pois, como explica o Papa, cada batizado é chamado a anunciar o Evangelho a todos. Este não é algo facultativo, mas é a vocação do Povo de Deus.

“O anúncio e o testemunho do Evangelho são os primeiros serviços que os cristãos podem realizar à cada pessoa e a todos. Os cristãos são chamados a comunicar a todos o amor de Deus que se manifesta em plenitude no único Redentor do mundo, Jesus Cristo”, enfatizou o Papa, na audiência da Convenção do 40º Decreto “Ad Gentes”, em 2006.