Papa Francisco: O Terço é a oração do meu coração

15

O Santo Padre escreve à mão algumas linhas do prefácio do livro do seu secretário, padre Yoannis Lahzi Gaid sobre a oração mariana


“O Terço é a oração que sempre acompanha a minha vida; é também a oração dos simples e dos santos… é a oração do meu coração”. São as palavras que o Papa Francisco escreveu à mão como o prefácio do pequeno livro “Il Rosario. Preghiera del cuore”, edições Shalom. O volume é obra o sacerdote de rito copto católico Yoannis Lahzi Gaid, que desde há alguns meses trabalha na secretaria particular do Papa.


Francisco – relata o site Vatican Insider – quis, então, convidar à leitura sigilando com próprio punho estas poucas palavras, significativamente datas no dia 13 de maio de 2014, festa de Nossa Senhora de Fátima.


Lançado em árabe, há alguns anos, o livro do padre Yoannis já teve umas 130 mil cópias, apesar dos coptas católicos serem uma pequena comunidade. A editora Shalom publicou agora a nova edição italiana com o acréscimo das palavras de Francisco e com a inclusão, no texto, de alguns trechos dos discursos de Bergoglio sobre Maria, que se junta ao dos seus antecessores.


No livreto – explica ainda Vatican Insider – contém a estrutura da tradicional oração mariana, todas as fórmulas e as orações, os mistérios com os textos evangélicos e o comentário. A peculiaridade do trabalho está na possibilidade de rezar o Terço tendo em conta a tradição oriental e ocidental. O leitor encontrará, de fato, até mesmo páginas com textos e orações tiradas da liturgia oriental.