
A Pastoral da Catequese é a responsável pela evangelização de crianças e adolescentes. Os encontros semanais buscam levá-los a uma experiência com Deus, a partir da interação entre fé e vida. Tudo isso com o objetivo de atingir a maturidade cristã.
A catequese está presente em todas as idades e deve ser uma trajetória contínua de educação na fé. Por isso, é importante que os pais tenham o cuidado de levar as crianças desde pequenas para irem descobrindo as maravilhas de Deus.
Os objetivos da Catequese de Iniciação e Primeira Eucaristia estão fundamentados no subsídio "Pastoral da Eucaristia" - Documento nº 2 da CNBB. São eles:
- Ensinar e vivenciar, com solidez e responsabilidade, os princípios básicos da Doutrina Cristã Católica, para que a experiência de comungar Jesus Cristo na Eucaristia seja primeiramente uma experiência de comunhão (partilha) entre as pessoas.
- Reciclar o conhecimento dos pais sobre a Doutrina Cristã, "catequizando-os" através de encontros mensais, versando sobre os mesmos temas tratados pelas catequistas, junto às crianças.
- Conscientizar e capacitar os pais que sejam, de fato, os iniciadores de seus filhos, no seguimento de Jesus Cristo.
Coordenação 2009Nedilma Pessoa de Magalhães