Pastoral da Comunicação

É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. A Pastoral da Comunicação (Pascom) é o organismo que deve aproximar-se dos meios de comunicação e colocá-los a serviço da divulgação da mensagem de Cristo, proclamando-a a partir dos telhados (cf Mt 10, 27; Lc 12,3).

As diretrizes da Pascom buscam consolidar a missão da Igreja por meio da comunicação. Ela deve ser um instrumento eficaz de auxílio permanentemente à Paróquia, em comunhão com as demais pastorais, assumindo em conjunto o projeto evangélico da instalação do Reino de Deus entre nós.

Dessa forma, a Pastoral da Comunicação perpassa, pela própria razão de ser, as ações das demais pastorais, animando-se e colocando-se a seu serviço.

Organização

A Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Glória é composta por uma coordenadora, uma vice-coordenadora, uma secretária e um tesoureiro, além dos demais agentes pastorais. É dividida em equipes de trabalho, que cobrem as atividades de redação, mídias sociais, fotografia, filmagem e teatro.

A equipe se reúne nas 1ªs e 3ªs terças-feiras de cada mês, sendo aberta à participação dos fiéis interessados em evangelizar através da comunicação.

Linhas de ação

São funções da Pascom:

• Produzir o jornal O Mensageiro da Glória, criado desde a fundação da Pastoral, que neste ano de 2020 deixa a sua versão impressa e se transforma em um boletim online;
  • Fazer o registro em vídeo e foto das celebrações e eventos;
  • Gerenciar o site paroquial;
  • Gerenciar as mídias sociais da Paróquia (Instagram, Facebook, Twitter, YouTube);
  • Transmitir ao vivo as celebrações determinadas pelo pároco;
  • Evangelizar através do teatro;
  • Elaborar campanhas para a comunidade;
  • Divulgar vídeos para a formação e lazer;
  • Elaborar podcasts.

Breve histórico

No início dos anos noventa, a partir de algumas notícias sobre os meios de comunicação na Igreja e, principalmente, por um texto do Papa João Paulo II, que suscitava a grande necessidade de melhor anunciar o reino de Deus usando bem todos os meios disponíveis de comunicação, uma chama foi acesa. Era a Pastoral da Comunicação que começava a ser gestada na Paróquia da Glória.

Após participarem de um curso de Comunicação para leigos nas Edições Paulinas, um grupo de agentes pastorais chegou até o pároco da época, Pe. José Alberto Castelo, com a proposta de criar a Pascom na Paróquia. O grupo abraçou três pilares: reuniões periódicas na igreja (com oração e planejamento); orientação e coordenação pelo pároco (dirigente espiritual); e fundamentação dos trabalhos de comunicação alicerçados num jornal mensal e num grupo de teatro, o grupo Glori’Art.

O Glori’Art nasceu e cresceu com a Pascom. Sua missão é evangelizar através da arte, fazendo-se presente em momentos marcantes da comunidade, com apresentações no lançamento da Campanha da Fraternidade e no Natal, além de muitos outros trabalhos. Dentre os traços mais marcantes do grupo, estão a seriedade dos ensaios, cenários e figurinos impecáveis, e a grande amizade que une seus integrantes.

O grupo de teatro Glori’Art se reúne às terças e quartas-feiras, para as atividade de planejamento e ensaios.

Coordenação 2020

Patrícia Guabiraba (coordenadora)
Valeska Sousa (vice-cordenadora)
pascom@paroquiagloria.org.br