Pastoral do Batismo

“Ide, pois, e ensinai o Evangelho a todas as criaturas; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28, 19).

A vida cristã tem no Batismo o primeiro dos Sacramentos, a sua raiz e o seu início. Cristo o instituiu para que todos tenham a vida nova e o confiou à sua Igreja. A palavra Batismo vem do grego, e significa “mergulhar”. Com o Batismo mergulhamos em uma nova realidade: a vida nova em Cristo.

Objetivo

O Principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. É demonstrar que esse Sacramento não se resume apenas em batizar, mas também vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.

O que é o Batismo?

É o nascimento em Cristo. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, nós
também  dependemos de  Nosso  Pai Celestial  para  viver a vida  eterna. Ser  batizado é
fazer parte de Jesus,  é ser membro de Sua Igreja, é ser filho de Deus adotado por Jesus
Cristo, é ter o Céu por herança, e ter Maria como Mãe.

O que é um Sacramento?

O santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã. É a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado original e regenerados como filhos de Deus. Tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: “Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo” – O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra.

Qual a graça que se recebe no Batismo?

O fruto do Batismo ou graça batismal comporta a remissão do pecado original e de todos os pecados pessoais, e o nascimento para a vida nova, pela qual o homem se torna filho adotivo de Deus, membro de Cristo, templo do Espírito Santo. Com isso, o batizando é incorporado à Igreja, corpo de Cristo, e se torna participante do sacerdócio de Cristo. O Batismo imprime na alma um sinal espiritual indelével, o caráter, que consagra o batizado ao culto da religião cristã.

Inscrição para o Batismo

Os pais devem:

  • Residir na área da paróquia (paroquiano ou dizimista);
  • Ser católicos;
  • Participar  do  curso de  formação para o  Batismo com  100% de frequência ou  apresentarem  certificado do curso de Batismo concluído anteriormente (validade de 2 anos).
  • Caso a família resida em outra paróquia deverá providenciar uma autorização para batizar. O documento deve ser solicitado na secretaria da paróquia em que a família mora (assinada pelo Pároco/Vigário em papel timbrado e carimbado).

Observação: Os casos especiais serão vistos pela equipe e, se necessário, será solicitada a orientação do Pároco.

Os padrinhos e madrinhas devem:

  • Ter consciência da missão que estão abraçando, desejando ser luz e fermento da vida cristã da criança que estão assumindo como afilhado(a);
  • Ser católicos, confirmados, já ter recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e levar uma vida de acordo com a fé e o encargo que assumirão;
  • Ter completado dezesseis anos de idade (batizado e crismado);
  • Ser casados na Igreja Católica  ou  solteiros desimpedidos (que não vive maritalmente com outra pessoa ou namorando com quem já se casou na igreja);
  • Participar  do  curso de  formação para o  Batismo com  100% de frequência ou  apresentarem  certificado do curso de Batismo concluído anteriormente (validade de 2 anos).
  • Não ter sofrido nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;
  • Não devem ser pai ou mãe do batizando;
  • Também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha.

Observação: Os casos especiais serão vistos pela equipe e, se necessário, será solicitada a orientação do Pároco.

Documentos necessários (xerox):

  • Certidão de nascimento da criança;
  • Comprovante de endereço dos pais;
  • R.G.ou CNH dos padrinhos;
  • Telefone dos padrinhos;
  • Certificado do curso de formação de Batismo concluído anteriormente  (validade de 2 anos).
  • Autorização para batizar a criança se residir em outra paróquia, assinada pelo Pároco/Vigário em  papel timbrado e carimbado (secretaria da paróquia que reside).

Observação: Apresentar esses  documentos no dia da inscrição.   É recomendado  que  apenas   os  pais  peçam   o Batismo para seus filhos. Evita-se aceitar inscrições  de avós, tios,  padrinhos, amigos ou quaisquer outras pessoas. Os casos especiais  serão vistos pela  equipe e, se necessário,  será solicitada a orientação do Pároco.

Horário da Inscrição, Formação e Batizado

INSCRIÇÕES

Sábado – 16h30min
Salão paroquial da Igreja

FORMAÇÕES

Sábado – das 16h30  às  20h
Domingo – das 7h40  às 12h

BATIZADOS

Domingo – 8h20 / 9h
Salão paroquial da Igreja / Igreja

O número de inscritos por turma é de 20 (vinte) crianças.

A tolerância para atrasos na formação é de 15 minutos.

A formação é concluída com a participação dos pais e padrinhos na  Santa Missa  das  11 horas (domingo),  oportunidade em que  receberão  uma  bênção especial e serão apresentados à Comunidade e por ela acolhidos (quem desejar pode convidar os familiares e amigos para participarem da Santa Missa).

Que roupa usar no Batizado

  • BATIZANDO: Roupa branca –  Normalmente, o iniciado usa roupas brancas, que representam a pureza.
  • PAIS, PADRINHOS,  MADRINHAS  E  CONVIDADOS:   Roupas adequadas para celebração.

Observação: Evitar decotes, tomara que  caia,  roupas curtas  (saias/vestidos devem ter a altura, pelo menos, do joelho), roupas transparentes, bermudas, short e camisa de time.

Calendário do Batismo 2020

Batismo de crianças (0 a 7 anos)

No batismo de criança, os pais e padrinhos dão, em seu nome, a resposta de fé e assumem o compromisso de educá-la na fé cristã. Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos.

Batismo de crianças (9 a 14 anos)

Nesta idade, a criança já tem condição de ser orientada pessoalmente, por isso, o caminho a ser seguido é a Catequese Eucarística. Esta acompanhará as etapas próprias de preparação para a Primeira Eucaristia, recebendo em tempo oportuno uma catequese sobre o Batismo. Normalmente no dia da Primeira Eucaristia será celebrado o Batismo, sem o Crisma da criança.

  • Inscrições para a Catequese Eucarística 2020 na Paróquia Nossa Senhora da Glória: dia 22/8, às 14h30, no salão paroquial; dia 23/8, na sala 15, às 17h; dia 29/8, às 14h39, no salão paroquial; dia 30/8, às 17h, na sala 15. Importante: Levar a xerox da certidão de nascimento e da Declaração de Batismo (este último documento apenas para as que já foram batizadas).

Batismo de adultos  (a partir de 14 anos)

As etapas de preparação e a celebração são feitas de acordo com o “Rito de Iniciação Cristã”. De acordo com esse Rito, os três Sacramentos de iniciação cristã devem ser dados aos adultos ao final do Catecumenato.

Citações Bíblicas

  • MATEUS   28, 19;  3, 13-17
  • MARCOS   1, 7-11;  16, 15-16
  • JOÃO  3, 5;  1, 29-34
  • LUCAS  3, 21-22
  • ATOS  2, 38

Como ingressar na Pastoral

Os interessados devem:

  • Ser católico, participar da Paróquia Nossa Sra. da Glória e manifestar interesse em fazer parte da equipe;
  • Ser integrado nas programações litúrgicas e festivas da Paróquia;
  • Participar de reuniões para conhecer a filosofia de trabalho da Pastoral;
  • Decidir que deseja fazer parte da Pastoral de Catequese Batismal.

Dias e horários das reuniões da pastoral

As reuniões são mensais e ocorrem depois do encerramento das inscrições para Batismo (sábados – das 18h às 20h) – um sábado de cada mês.

Coordenadores 2020

Silvio Ernani e Fátima Cavalcante

Contatos

batismo@paroquiagloria.org.br
Paróquia/Secretaria: (85) 3279.4500
www.paroquiagloria.org.br