Pastoral do Dízimo

No dia 14 de dezembro de 1975, às 17h, foi realizada a primeira reunião do Conselho Paroquial com a finalidade de criar a Pastoral do Tributo. O objetivo era complementar as despesas da Paróquia, que até então tinha como principal fonte de receitas, para a sua sustentação, as doações de paroquianos, taxas por sacramentos, espórtulas, festa da padroeira e outros. Na época, Pe. Frota era o nosso pároco.

Em um segundo momento, com a administração de Pe. Castelo, a pastoral foi reestruturada, passando a se chamar Pastoral do Dízimo. A partir deste período, o Dízimo passou a ser valorizado como fonte de manutenção das despesas ordinárias da Paróquia. As dimensões do Dízimo – religiosa, missionária e social – passaram a nortear a aplicação das receitas da Paróquia, provenientes do Dízimo. Foi definido um percentual para cada dimensão.

Por último, a Pastoral passou à administração do Pe. Sales, que manteve a mesma forma de trabalho adotado, mas com uma mudança: o Dízimo, juntamente com as ofertas, passaram a ser as fontes principais de manutenção da Paróquia. A Pastoral assume como objetivo o fim da cobrança de taxas por sacramentos.

Objetivos

• Levar todas as famílias da Paróquia Nossa Senhora da Glória a uma espiritualidade solidária e responsável. Que todos sejam dizimistas.
  • Independência financeira para o suprimento de todas as necessidades da Paróquia, para que não seja necessária a aplicação de taxas, espórtulas, bingos, rifas, jantares e outros.

Estrutura

Atualmente, sob a Administração de Pe. Francisco de Assis Filho, a equipe de coordenação passou por reestruturação, passando a ser formada pelo(a) coordenador(a), dois sub-coordenadores(as), sendo um administrativo e um financeiro, e um(a)secretário(a). A equipe de plantonistas é formada por 32 agentes com a função de dar plantões em todas as missas, atendendo os dizimistas (recebendo suas contribuições) e  que fazem parte, igualmente, das equipes de Espiritualidade, Evangelização, Eventos e de Comunicação.

Como fazer para ingressar

• Ser católico, participar da Paróquia Nossa Senhora da Glória e manifestar interesse em fazer parte da equipe;
  • Ser integrado nas programações litúrgicas e festivas da Paróquia;
  • Participar de reuniões para conhecer a filosofia de trabalho da Pastoral;
  • Decidir que deseja fazer parte da Pastoral do Dízimo.

Dias e horários das reuniões

As reuniões são quinzenais e ocorrem na 2ª e 4ª quartas-feiras de cada mês. Na primeira segunda-feira do mês toda a Pastoral participa de Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Capela da Paróquia.

Coordenação 2020

Casal Márcio e Irene | Casal Gelter e Nika