Pastoral do Surdo

A Pastoral do Surdo teve início no ano de 2014. A primeira missa foi realizada em junho daquele ano pelo pároco padre Francisco de Assis Filho e o padre Pedro Rodrigues, que é coordenador espiritual da Pastoral dos Surdos. A celebração teve a presença de surdos e ouvintes de várias Pastorais dos Surdos já existentes em outras paróquias da Arquidiocese de Fortaleza.

Sua missão pastoral é a evangelização do surdo, conforme nos apontou o próprio Jesus: “Ide por todo o mundo, proclamai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

As missas traduzidas em Libras ocorrem aos domingos, no horário das 18h, exceto no 4° domingo do mês, onde a Pastoral se reúne em um encontro arquidiocesano em que se fazem presentes todas as pastorais do Surdo existentes nas paróquias de Fortaleza, com formação, louvor, espiritualidade e a presença do padre Pedro, responsável pela pastoral, oportunizando a confissão e a missa em Libras.

Os encontros com o objetivo catequético também ocorrem antes das missas dominicais, às 17h, na sala 12 do centro pastoral da Paróquia.

Anualmente, no primeiro semestre, a Pastoral do Surdo da Paróquia Nossa Senhora da Glória oferece um curso básico de Libras. O curso tem o principal objetivo de buscar mais agentes pastorais e incluir o surdo na Paróquia, disponibilizando o conhecimento da língua para interessados em participar da pastoral ou mesmo agentes de outras pastorais que queiram interagir com a equipe.

Coordenação 2020
George Castro