Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar é ação que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada através de agentes específicos com metodologia própria, tendo como objetivo a evangelização das famílias, capaz de oferecer instrumentos necessários para a formação da família, fornecer orientações para a vivência familiar, levar a todos a Boa Nova do Sacramento do Matrimônio e transformar a Sociedade pela obra de evangelização humana e cristã (Cf. estudos da CNBB – doc.65 da Pastoral Familiar no Brasil).

Histórico na Paróquia da Glória

A Pastoral Familiar foi implantada na Paróquia da Glória em 1993, quando houve uma formação para a equipe de Casos Especiais, dando ênfase ao Aconselhamento. Dessa forma, ficaram dois setores em funcionamento: o Setor Pré-Matrimônio (curso de noivos) e o setor Casos Especiais (parte de Aconselhamento). Os outros setores – Secretaria, Momentos Fortes, Formação e Pós-Matrimônio – foram assumidos pelas equipes pastorais existentes (Núcleo do ECC e componentes de outras Pastorais).

Em 2003, atendendo a pedido do Pároco à época, Pe. Sales, a equipe arquidiocesana motivou a reimplantação da Pastoral, realizando encontros de formação e formalizando a Coordenação Paroquial.

Estrutura da Pastoral Familiar

• Pós-Matrimônio: Realiza reencontro com os recém-casados, objetivando introduzi-los na vida religiosa de sua comunidade a fim de que participem das atividades ali existentes, tais como: oração do terço, Campanha da Fraternidade, Hora da Familia, celebração do Natal etc., e posteriormente seus engajamentos nas diversas Pastorais e movimentos da Paróquia. São realizados, ainda, encontros com viúvos e viúvas, a fim de formalizar grupos de estudos bíblicos e integração social, com comemorações de aniversários e dias de lazer.
  • Pré-Matrimônio: Consiste na formação de noivos para o matrimônio. A equipe realiza encontros mensais de formação imediata com os noivos, inscritos anteriormente na Secretaria da Paróquia. A formação acontece no último final de semana de cada mês, no sábado à tarde e no domingo pela manhã, encerrando com a celebração da Santa Eucaristia às 11h (confira calendário na secretaria). A equipe é responsável também, pela formação de casais que já vivem maritalmente e desejam receber o Sacramento do Matrimônio. É responsável, ainda, pela realização do Casamento Comunitário, que acontece no mês de agosto, durante a Semana da Família.
  • Preparação Remota: Organiza e realiza o Encontro de Namorados Firmes e Noivos (ENFIN), com o objetivo de levar os casais a refletirem sobre o relacionamento entre eles e dar subsídios para planejarem o futuro, com maturidade e visão cristã. Realiza também encontro com os crismandos, objetivando levá-los a refletirem sobre temas como: sexualidade humana e cristã, amor, casamento, condições para a escolha da vida conjugal e familiar, a influência do jovem na família etc.

Dias e horários das reuniões da Pastoral Familiar

• Pré-Matrimônio: Segundo sábado de cada mês;
  • Pós-Matrimônio: Aos sábados, à tarde;
  • Preparação Remota: Aos sábados, à tarde.

Como fazer para ingressar?

A Pastoral Familiar está totalmente aberta ao ingresso de novos casais que se disponham a trabalhar na evangelização das famílias.

Coordenação 2023

Casais Coordenadores: Eduardo e Vilenice, Eduardo e Karla, Cláudio e Adriana;