Pastoral Vocacional

O objetivo da Pastoral Vocacional é possibilitar o conhecimento dos diversos chamados de Deus à pessoa humana, na diversidade de estilos de vida através de encontros com estudos, reflexões, dinâmicas, debates e momentos de oração. Pode haver também acompanhamento pessoal, através de um curso vocacional.

Histórico

Em 2004, por solicitação do arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi, o Pe. Francisco Sales de Souza, nosso pároco à época, e com a presença de Pe. Oliveira, coordenador da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Fortaleza, foi realizado uma reunião no dia 22 de novembro com a finalidade de implantar a Pastoral Vocacional na nossa paróquia.

Padre Oliveira apresentou projeto da arquidiosece de Fortaleza contando com os seguintes tópicos: a) Como organizar a pastoral vocacional nas paróquias e áreas pastorais; b) O que faz a equipe de Pastoral vocacional; c)     Como promover a oração e a reflexão vocacional; d) Como fazer o acompanhamento vocacional; e) Como ajudar na sustentação econômica dos seminários; f) Outras atividades da equipe.

Acreditamos que o serviço de animação vocacional tenha sempre existido na Igreja, através do testemunho dos que viveram e procuram viver intensamente segundo o Projeto de Deus e de acordo com a realidade de cada época. Este serviço já existe na nossa Paróquia há alguns anos e é composto por algumas pessoas que se reúnem para o estudo do tema, fazem momentos de oração pelas vocações e esporadicamente tem encontro com jovens.

Revendo nossas atividades pretendemos despertar nas pessoas o interesse pelo conhecimento da vontade de Deus a respeito de si mesmas, e o estilo de vida mais significativo para seus anseios. Desejamos ser um instrumento de Deus que ajude aos que se perguntam sobre o sentido da vida e o que fazer para desabrochar e frutificar os talentos humanos, solidários e espirituais recebidos do Pai criador, inclusive aos que desejam se integrar em uma Pastoral ou movimento paroquial e ainda não descobriram e nem sabem onde se encontrar melhor.

Como ingressar na equipe

É aconselhável que a equipe seja formada por pessoas jovens e adultas, envolvidas nas diversas vocações, ou seja: casados, solteiros, vocacionados/as ao sacerdócio, vida consagrada ou missionária e etc. Quem quiser formar conosco esta equipe, deve se inscrever na Secretaria.

E você, qual é a sua vocação? Tudo se inicia quando somos batizados! Venha participar da nossa Pastoral Vocacional. As reuniões acontecem todo 2º e 4º sábado do mês às 16h30min na paróquia. Esperamos você!

Algumas mensagens sobre nossos ideais

“Descubra o teu lugar na comunidade e ocupa-o com criatividade.”

“Como seríamos grandes, se fôssemos como Deus quer.”

“Ninguém deve aceitar para si, um destino pequeno, um caminho sem grandeza!” Fr. Neylor J. Tonin

Coordenação 2019

Antª Laís M. de Freitas Morais