A beleza e a maturidade de ser mãe e de ser filho

27

Maio é o mês dedicado a Maria, às mães e às noivas. Pensando nessas comemorações, o Podcast da Redação está preparando quatro reportagens especiais para celebrar e mostrar o valor da maternidade.

Nesta primeira entrevista, conversamos com as missionárias da Comunidade Canção Nova Celiane Inés da Silva Ramos (a mãe) e a Rafaela Silva Ramos (a filha). Elas partilharam conosco um pouco sobre relacionamento mãe e filha.

Segundo elas, a relação de amor entre mãe e filha é sempre muito bonita e cheia de desafios, mas, muitas vezes, esse relacionamento também passa por momentos de pequenos confrontos e desencontros.

“Nessa relação, sempre haverá diferenças de pensamento, porque os filhos nem sempre entendem as exigências que as mães fazem. Isso gera, então, um desconforto deles em relação às regras e imposições. Há determinados momentos em que você pede algo a eles, mas há outros nos quais você tem de dizer ‘não’, porém essa atitude pode deixar seu filho meio bravo; mais isso é normal”, explica Celiane.

A mãe tem um grande papel na educação do filhos, pois, em muitas situações, é ela quem está presente na vida deles por mais tempo e conhece cada um de acordo com sua particularidade. Na maioria das vezes, é normal, quando o filho entra na adolescência, acontecer alguns desentendimentos, o que torna o diálogo um pouco mais difícil. É o que nos conta Rafaela:

“O meu relacionamento com a minha mãe é muito bonito, mas foi necessário um caminho de conquista muito grande. Hoje, as conversas com ela acontecem de uma maneira muito mais tranquila, aberta e profunda. Mas isso foi um desafio para mim, porque, na minha adolescência, era muito difícil contar as coisas para ela”.

Durante a entrevista, mãe e filha contaram como compartilhavam os desafios, as curiosidades e os questionamentos que a Rafaela tinha durante a fase da adolescência.

“Cada filho tem sua individualidade, e com a “Fá” eu sabia que tinha de ser de um jeito diferente, por isso, muitas vezes, nós conversávamos por carta. Eu lia os bilhetinhos dela, e para respeitar a forma e o assunto que ela tinha tratado, eu também respondia com um bilhetinho. Esse era o primeiro passo para nossa conversa”, recordou a mãe.

A relação de mãe e filha é uma das mais belas uniões, pois mãe é a pessoa de quem deve ouvir os conselhos com sabedoria, porque ela sempre estará do seu lado, nas mais diversas situações, e saberá do que você precisa sem ao menos dizer uma palavra.

Na próxima semana, o Podcast da Redação trará para você, internauta, mais uma reportagem em comemoração ao mês das mães.