Terço dos Homens

O Terço dos Homens, como é conhecido, é um movimento criado no dia 08 de setembro de 1936 na cidade de Itabi, Sergipe, por um Frade da Ordem dos Frades Menores da cidade de Penedo, Alagoas, que fazia o trabalho missionário em vários municípios do estado de Sergipe e, após visitar vários deles, encontrou em Itabí o apoio para lançar o Terço dos Homens que contou com a presença de 220 homens.

Após o lançamento, o movimento foi se espalhando pelo estado e começou a se expandir por estados vizinhos.

Chegando em Maceió, em Alagoas, o mesmo tornou-se conhecido pela Sra. Oneida Araújo, de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, que o levou a sua cidade e, partindo daí, chegou a Recife, precisamente no Santuário da Nova Evangelização (Santuário da Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt) onde encontrou o apoio do saudoso Pe. Miguel Lencastre, que se tornou um grande divulgador do mesmo, levando-o a várias cidades do Estado, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, dentre outros, e, chegando a Fortaleza, foi lançado na Paróquia Nossa senhora da Glória na Cidade dos Funcionários no dia 18 de novembro de 2003.

A partir do lançamento em Fortaleza, o Terço dos Homens começou a se organizar, criando uma Logomarca, um Manual do Terço, para orientar na organização, como rezar e como formar a equipe de coordenação, uma orientação de Estatuto para as arquidioceses, Paróquias e Igreja.

Na Paróquia da Glória, o Terço dos Homens é rezado toda terça-feira, às 20h, na igreja matriz.

Coordenação 2023

Antônio Gregório, João Lucas e Carlos Maia