Promoção Humana

A Promoção Humana da Paróquia Nossa Senhora da Glória se constitui de um grupo de pessoas que, em conformidade com os ensinamentos de Jesus, procura atender às necessidades básicas daqueles que se encontram abaixo da linha de pobreza, principalmente dos muito idosos e/ou doentes.

Objetivos

a) humanitários: contribui para atenuar o sofrimento de famílias em estado de penúria, que fazem parte das comunidades carentes abrangidas pela Paróquia;

b) pastorais: atrair para a Igreja os irmãos carentes, visando o crescimento espiritual e também o nosso;

c) específicos: atender 150 famílias carentes (pão e cestas); reforçar a cesta básica; aumentar a distribuição de pães às terças-feiras; vender, a preço baixíssimo, as peças doadas, de modo a que os adquirentes pobres se sintam orgulhosos em poder comprar; comemorar, com eles, as principais festas cristãs e as populares; fazer tudo com amor.

Breve Histórico

Iniciou-se em 1991, quando o saudoso Pe. Castelo foi nomeado vigário desta Paróquia e encarregou algumas senhoras de ouvir os irmãos carentes e resolver seus problemas mais urgentes. Exortou-as a verem neles o próprio Cristo e a serem justas e cautelosas em suas decisões.

Nessa época, vinham buscar socorro pessoas de toda a periferia e das comunidades mais próximas: Vila Cazumba, Tancredo Neves, Alecrim, Alvorada, Barroso, Castelão, Favela do Tijolo, Lagoa da Zeza, Japão, Sapiranga e outras. A ajuda financeira provinha do próprio vigário e, muito raramente, de doações de terceiros. Era tudo muito difícil.

Hoje, a Pastoral atende a 100 (cem) famílias carentes cadastradas, doando cestas básicas e fornecendo alguns medicamentos, com recursos provenientes da Pastoral do Dízimo.

Tem, ainda, por mister:

– Distribuir sopa e pão, às terças-feiras, com celebração da Missa de Santo Antônio (criação de Dom Estevão, por ocasião de sua permanência nesta Paróquia) e catequese;

– Vender objetos usados em bom estado aos próprios irmãos carentes, a preços mínimos, de modo a elevar sua auto-estima e angariar recursos para esse trabalho assistencial, através de feirinhas mensais;

– Socorrer doentes com alimentação adequada;

– Transportar doentes a hospitais;

– Consertar barracos;

– Proporcionar-lhes alegria através de festas como: das mães, dos pais, dos anciãos, de Natal, de aniversário, carnaval e São João, com distribuição de presentes em várias dessas festividades.

Por contar com poucos recursos humanos e financeiros, a Pastoral tem que usar de muita criatividade e, por enquanto, não pode aumentar o número de assistidos.

Como fazer para ingressar na equipe?

Participar das reuniões nas primeiras e terceiras quintas-feiras de cada mês, às 15h, na sala de reuniões ou no salão paroquial.

Mensagem, lema ou compromisso

“Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes” (Mat 25, 40).

Coordenação 2023

Regina Célia Pires