Pastoral do Dízimo

“Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento, pois Deus ama o que dá com alegria” (2 Coríntios 9,7)

Histórico

No dia 14 de dezembro de 1975, às 17h, foi realizada a primeira reunião do Conselho Paroquial com a finalidade de criar a Pastoral do Tributo na Paróquia Nossa Senhora da Glória. O objetivo era complementar as despesas da Paróquia, que até então tinha como principal fonte de receitas, para a sua sustentação, as doações de paroquianos, taxas por sacramentos, espórtulas, festa da padroeira e outros. Na época, Pe. Frota era o nosso pároco.

Em um segundo momento, com a administração de Pe. Castelo, a pastoral foi reestruturada, passando a se chamar Pastoral do Dízimo. A partir deste período, o Dízimo passou a ser valorizado como fonte de manutenção das despesas ordinárias da Paróquia.

Durante a administração do Pe. Sales, a Pastoral do Dízimo manteve a mesma forma de trabalho já adotada, mas com uma mudança: o Dízimo juntamente com as ofertas, passou a ser as fontes principais de manutenção da Paróquia.

Durante a administração do Pe. Francisco de Assis Filho, a Pastoral do Dízimo sempre atuou com muito zelo e compromisso. A sistemática de trabalho fora mantida e a partir de então a manutenção da Paróquia tem como fonte o Dízimo e as ofertas.

Em 2016, a partir do documento 106 elaborado pelo Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o Dízimo passou a ter quatro dimensões, sendo elas: religiosa, eclesial, missionária e caritativa, esta última se manifesta no cuidado com os pobres e mais necessitados de toda a comunidade.

Objetivos

• Contribuir com a evangelização do fiel, tornando-o consciente do seu compromisso e fidelidade para com o projeto do Pai e testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus.
• Levar todas as famílias da Paróquia Nossa Senhora da Glória a uma espiritualidade solidária e responsável.
• Independência financeira para o suprimento de todas as necessidades da Paróquia, para que não seja necessária a aplicação de taxas, espórtulas, bingos, rifas, jantares e outros.

Estrutura

A equipe de coordenação é formada por dois casais. Já a equipe de plantonistas é composta por aproximadamente 124 agentes com a função de dar plantões em todas as missas, atendendo os dizimistas (recebendo suas contribuições) e que fazem parte, igualmente, dos momentos de Espiritualidade, Evangelização e Eventos.

Como ingressar na pastoral

• É necessário ser católico, participar da Paróquia Nossa Senhora da Glória e manifestar interesse em fazer parte da equipe;
• Ser integrado nas programações litúrgicas e festivas da Paróquia;
• Participar de reuniões para conhecer a filosofia e dinâmica das atividades da Pastoral;
• Decidir que deseja fazer parte da Pastoral do Dízimo.

Dias e horários das reuniões

As reuniões são quinzenais e ocorrem na 2ª e 4ª quartas-feiras de cada mês às 19h30 na Sala 15, sendo a primeira reunião voltada para o fortalecimento da espiritualidade e formação dos agentes e a segunda reunião mensal voltada para temas administrativos/deliberativos da Pastoral.

Coordenação 2023

Casais: Alex e Samara | Júlio e Ana Lúcia | Glaydson e Márcia | Oswaldo e Marilse

dizimo@paroquiagloria.org.br

08/07/2021 | Pastoral do Dízimo sorteia imagens entre os dizimistas

29/07/2020 | Pe. Francisco agradece a fidelidade dos dizimistas

14/06/2020 | Dízimo em tempo de quarentena: como devolver?

Tríduo Anual do Dízimo | Peça 2019

Tríduo Anual do Dízimo | Peça 2018