No Evangelho de Mateus, Jesus se dirige aos seus discípulos com a seguinte afirmação: “Deixai as crianças e não as impeçais de vir a mim, pois delas é o Reino dos céus. Em seguida impôs-lhes as mãos e partiu dali” (Mt 19,14-15). Essas palavras confirmam a missão da Igreja em educar, formar e acompanhar as crianças, adolescentes e jovens em seu caminho de discipulado missionário, de modo que tenham condições de crescerem na fé e no testemunho cristão, desde a sua presença e serviço litúrgico até a vida cotidiana.
A Pastoral dos Acólitos e Coroinhas envolve crianças e jovens na vida da Igreja, através de funções desempenhadas nas Celebrações Litúrgicas. O serviço dos coroinhas é importante para a vocação da Igreja, isto é, propício para o incentivo às vocações sacerdotais, religiosas e consagradas. É um serviço eclesial que busca motivar e levar as crianças, adolescentes e jovens que servem à liturgia a serem inseridos na comunidade dos fiéis que celebram o Mistério de Cristo. De igual modo, os pais dos coroinhas, ao se envolverem nos serviços prestados por seus filhos, tornam-se também participantes da vida da Igreja.
O que é ser um coroinha?
Ser coroinha é participar da Liturgia, servir ao Altar do Senhor com zelo, dignidade e alegria, experimentar Cristo em todos os momentos de serviço na vivência litúrgica. A exemplo de São Tarcísio, o coroinha precisa zelar pela Eucaristia: fonte de todas as graças, alimento que fortalece a alma e nos conduz ao Pai. Ao se aproximar da Eucaristia, o coroinha vive o ápice da sua colaboração para com o serviço litúrgico, testemunhando sua dedicação, oração e amor por tão excelso Sacramento.
Na Paróquia Nossa Senhora da Glória, os coroinhas participam de procissões, Adoração ao Santíssimo, Retiro dos Coroinhas, além de formações contínuas. Durante todo o ano, ocorre uma programação de preparação litúrgica.
Como ingressar na Pastoral dos Acólitos?
Na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no início do ano (entre fevereiro e março) abrimos as inscrições para a Pastoral. Divulga-se um formulário pelas mídias sociais da paróquia (Site, Instagram, grupos de WhatsApp) que deve ser respondido e enviado, ou procurar à Secretaria da Paróquia para maiores informações.
Após o encerramento do prazo para inscrições, inicia-se a preparação dos novos coroinhas. As inscrições ocorrem uma vez por ano.
Preparação dos coroinhas
A preparação para o serviço de coroinha é de suma importância para o desenvolvimento das atividades exercidas pelas crianças e pelos adolescentes em nossa paróquia.
* Acolhimento de crianças e adolescentes batizados e que tenham recebido a Primeira Eucaristia. Faixa etária: entre 08 e 18 anos completos;
* Participação da preparação que ocorre no período mínimo de 06 meses. Com um cronograma que contempla encontros, nos quais devem ser apresentados conteúdos teóricos e práticos sobre o serviço ao altar, tempos litúrgicos e sobre a Santa Igreja no geral;
* Aos Coroinhas que servem em outra Paróquia, que desejam exercer o serviço na PNSG e ainda estejam na faixa etária: é preciso trazer uma carta de recomendação do Pároco da paróquia onde exerce o serviço atualmente e uma carta sua, à próprio punho, dizendo que por livre vontade você deseja passar a servir na PNSG;
* É fundamental que tenha autorização e acompanhamento dos pais e/ou os responsáveis das crianças e dos adolescentes nas atividades da pastoral.
Coordenação dos coroinhas 2025:
João Paulo, Danyela Polary e Luciana Polary
Instagram:
@acolitosgloriafor