Pastoral da Acolhida

A missão da Pastoral da Acolhida é acolher todos os irmãos e irmãs em Cristo com alegria, simpatia e solicitude. O objetivo principal é proporcionar acolhimento caloroso em todos os momentos celebrativos e festivos, como também nos diversos encontros da comunidade.

Além disso, os integrantes da Pastoral se esforçam em dar atenção de qualidade aos fiéis, prestar as informações necessárias para todos aqueles que as buscam a Igreja, ouvir relatos de problemas ou solicitações, bem como fazer os devidos encaminhamentos. Para tanto, faz-se necessário ter uma visão abrangente da vida Pastoral da Paróquia.

Os fiéis devem ser acolhidos com a alegria de receber um irmão, com a humildade de servir ao próximo, com o conhecimento do amor do Pai e com a Espiritualidade para Evangelizar e transformar. É importante acolher a todos e a cada um, como se víssemos o próprio Jesus Cristo em cada fiel acolhido.

Atividades pastorais

Os agentes de Pastoral se dividem entre as atividades de recepção nas celebrações eucarísticas e eventos sociais, no Plantão de Atendimento (Setor de Informações) e na visitação.

Perfil do agente pastoral

• Acolher as pessoas na porta da Igreja com alegria, sendo afetuoso e prestativo;
  • Conversar, dialogar com a pessoa acolhida, demonstrando disponibilidade e afinidade emocional;
  • Demonstrar firmeza e segurança para que o outro se sinta seguro;
  • Ter sempre atitude ecumênica;
  • Ter coerência nas atitudes;
  • Procurar local para pessoas se acomodarem, caso necessário;
  • Informar as pessoas sobre horários de missas, confissões, aconselhamento e outros eventos promovidos pela Igreja;
  • Recolher e organizar os semanários no final da missa ou quando alguém o entregar;
  • Auxiliar os ministros da Eucaristia, antes e durante as celebrações eucarísticas, e levando-os até as pessoas que têm dificuldades de receber a Eucaristia no altar.

Fundamentos da Pastoral da Acolhida

A Pastoral da Acolhida é um elemento constitutivo da evangelização que revela o coração de Jesus cheio de misericórdia e esperança. Sendo ela uma ação eclesial, envolvendo a todos, pois a evangelização é obra de todos e a unidade é a força motora de qualquer pastoral.

Reflexão

Os agentes da pastoral da acolhida são responsáveis pela comunicação interpessoal na comunidade. Garantem no dia a dia a imagem da Igreja-mãe acolhedora e recebem em primeira mão sentimentos e desejos do povo de Deus. Procura-se cumprir a orientação bíblica “Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom 15,7). É um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhores nas celebrações e nos encontros promovidos pela Paróquia, estando à disposição para cumprir com as necessidades desta, promovendo a evangelização, lembrando que sem o espírito evangélico, a acolhida na comunidade torna-se algo formal e mecânico, isento da dimensão fraterna. Para que um trabalho dê frutos é preciso primeiro que seus agentes sejam acolhidos. Ao acolhermos, somos, simultaneamente, acolhidos e esta reciprocidade é transformadora, provocadora de situações que geram outros gestos de amor. (DOCUMENTOS DA PASTORAL E PEREIRA, 2010)

Acolher significa…

Os agentes da Pastoral da Acolhida são responsáveis pela comunicação interpessoal na comunidade. Garantem no dia a dia a imagem da Igreja-mãe acolhedora e recebem em primeira mão sentimentos e desejos do povo de Deus. Procura-se cumprir a orientação bíblica “Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom 15,7). É um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhores nas celebrações e nos encontros promovidos pela Paróquia, estando à disposição para cumprir com as necessidades desta, promovendo a evangelização, lembrando que sem o espírito evangélico, a acolhida na comunidade torna-se algo formal e mecânico, isento da dimensão fraterna. Para que um trabalho dê frutos é preciso primeiro que seus agentes sejam acolhidos. Ao acolhermos, somos, simultaneamente, acolhidos e esta reciprocidade é transformadora, provocadora de situações que geram outros gestos de amor. (DOCUMENTOS DA PASTORAL E PEREIRA, 2010)

Saiba mais

A Pastoral da Acolhida passou a vigorar, após aprovação do Conselho Pastoral, em 12 de outubro de 2004. Hoje é constituída por uma coordenação tríplice, com um casal e um jovem, e aproximadamente 180 agentes pastorais, divididos nas celebrações da Paróquia Nossa Senhora da Glória e nas comunidades do Cambeba, Lago Jacarei e Parque Del Sol.

A acolhida da missa das 20h de domingo é feita, exclusivamente, por jovens, que em regime de escalas servem de forma dedicada para o melhor acolhimento a nossos fiéis.

A Pastoral realiza uma reunião por mês, na 1ª quarta-feira do mês, às 19h30, e o Terço da Acolhida na 3ª quarta-feira do mês, sempre no Centro Pastoral. Em algum mês, pode ter datas alteradas em função do calendário da Paróquia.

Para que todas as atividades da Pastoral da Acolhida sejam cumpridas com eficiência, é necessária a participação de mais agentes, pois “grande é a messe e poucos são os operários”.

Venha participar da Pastoral da Acolhida! Acolhendo bem o seu próximo é a Jesus que você acolhe.

Coordenação 2023

Gustavo Brígido, Marlene Martins, Adelmar Filho, Felipe Parente