Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança, organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é uma organização comunitária, de atuação nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber.

O seu objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania.

Sabe-se que a maior parte dos problemas de saúde podem ser solucionados na família e na comunidade desde que as pessoas aprendam a identificar as doenças e a procurar os recursos o mais cedo possível. Para tanto, a educação para a saúde é essencial.

A partilha que salva vidas

Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição,educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

As ações desenvolvidas compõem um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente aplicáveis, focalizadas na capacitação das famílias para os cuidados com a criança.

A atuação dos líderes comunitários

Os líderes da Pastoral da Criança visitam mensalmente as famílias acompanhadas. Esse é o momento em que pode ser desenvolvido um trabalho mais pessoal e direcionado às necessidades de cada família. É a oportunidade do voluntário conhecê-la melhor e partilhar conhecimentos e experiências sobre nutrição, higiene, cidadania, gestação, prevenção de doenças, educação infantil, entre outros assuntos. Nesse momento, o líder também analisa o que pode ser melhorado no cuidado com as crianças, com a gestação e no convívio familiar. O cuidado é ainda maior quando há crianças e gestantes com baixo peso. Nesses casos, as líderes visitam a família com mais frequência.

Histórico na Paróquia da Glória

Na Paróquia da Glória, a Pastoral da Criança nasceu em novembro de 2008, a partir do incentivo do  pároco, Pe. Francisco de Assis. O desafio foi abraçado por algumas integrantes do grupo Javé, que foram capacitadas pela coordenação regional da Pastoral da Criança durante três meses, na capela Nossa Senhora Aparecida.

O trabalho é desenvolvido na Vila Cazumba, uma comunidade próxima muito pobre e carente de tudo. As integrantes da Patoral relatam que são muito bem recebidas pela comunidade. A maioria das mães demonstram uma grande alegria em caminhar com a pastoral. São mais de 50 crianças cadastradas e o desejo do grupo é ampliar para 100 as famílias acompanhadas.

Os interessados em participar devem procurar uma das líderes ou deixar seu contato na secretaria da Paróquia. As celebrações da vida acontecem no centro comunitário da Vila Cazumba, no primeiro domingo de cada mês, a partir das 8h. Além de pesar as crianças e fazer brincadeiras, a Pastoral ministra uma palestra educativa para as mães e oferece um saudável lanche.

Coordenação 2023

Ana Maria de Paiva, Marlene Maria Costa e Moisés Araújo Freitas