Pastoral da Catequese Eucarística

A missão da Pastoral da Catequese Eucarística é iniciar crianças e adolescentes, de 8 a 13 anos, na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através de encontros à luz da Palavra de Deus, dos documentos da Igreja, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. Encorajamos e estimulamos as crianças a perceberem, no outro, a pessoa de Jesus.

Sempre com a preocupação de levar a esses iniciantes à vida e missão de Jesus, nossa Pastoral reúne-se mensalmente no centro de pastoral, sob orientação do pároco, para tratar das questões referentes à Pastoral e preparar os catequistas com formações, onde busca-se crescer na doutrina católica e promover encontros dinâmicos e interativos.

Buscando um vínculo entre família-catequizando-catequese, nos reunimos periodicamente com os pais de nossos catequizandos, através do encontro das famílias e das celebrações que marcam a caminhada catequética. Dessa forma, procuramos, com a ajuda da família, educá-los na fé para que sigam o exemplo da sagrada família de Nazaré, que vivia sempre disposta a cumprir a vontade de Deus.

O tempo de duração da catequese em nossa paróquia é de, aproximadamente, um ano e meio. Nossos encontros ocorrem aos sábados, em dois turnos, das 8h30 às 10h e das 14h30 às 16h. Os catequizandos da manhã são convidados a participar, junto com os da tarde, da Santa Missa das 16h30, aos sábados, que é voltada para as crianças (e a liturgia é feita pelas próprias crianças).

A cada ano nos surpreendemos com a quantidade de famílias que procuram a Pastoral da Catequese para que preparemos seus filhos para a 1ª Eucaristia. Isso nos leva a crer que estamos no caminho certo.

Coordenação 2024

Isabelle Peixe, Carolina Matos e Mário Matos

Contato e rede social

Instagram: @catequesedagloriafor