Pastoral da Infância e Adolescência Missionária

A Pastoral IAM / Infância e Adolescência Missionária, fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843, inspira-se em São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus, que são os nossos patronos, tem como finalidade suscitar o espírito missionário universal nas crianças e nos jovens, desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o Povo de Deus.

Por que Infância e adolescência?

Porque os protagonistas são as crianças e adolescentes, que se dedicam em favor das crianças do mundo inteiro, independentemente da cultura, raça ou religião. O nome “Infância e Adolescência Missionária” vem de uma devoção existente então na França: a infância do Menino Jesus. Por isto surgiu com o nome de “Santa Infância”.

Por que Missionária?

É missionária porque educa crianças e adolescentes no crescimento da fé, inserindo-as nas atividades missionárias numa dimensão universal. Pelo compromisso do batismo, vivem concretamente a experiência da partilha da fé e seus bens com todas as crianças do mundo.

Por que é uma Obra Pontifícia?

Porque se diferencia de uma atividade apostólica transitória. Sua organização, a presença em todo o mundo, pelo seu testemunho e eficiência, tendo sido aprovada e assumida pelo Papa Pio XI como Obra evangelizadora a serviço de toda a Igreja. Está presente em todos os continentes e é representada pelas cores:

• Verde – continente africano
  • Amarelo – continente asiático
  • Azul – Oceania
  • Vemelho – continente americano
  • Branco – continente europeu

Muitas vezes, a Infância e Adolescência Missionária são confundidas com a Catequese. A IAM não substitui a Catequese, mas sim, complementa a formação, fazendo com que as crianças e pré-adolescentes se tornem verdadeiros missionários.

O resgate, o batismo, o sustento e a educação das crianças dos povos que não conhecem Jesus Cristo foram, desde o início, os objetivos da Infância e Adolescência Missionária. Um plano ambicioso: prestar todos os socorros materiais, morais, intelectuais e religiosos de que necessitam as crianças de todos os lugares, culturas, raças e crenças.

Nosso diferencial da pastoral da catequese encontra-se também na preparação dos encontros, onde crianças e adolescentes são autores e coordenadores dos próprios encontros. São eles que ambientam, dinamizam, espiritualizam e conduzem todos os momentos onde os temas propostos são debatidos e socializados por todos, levando-os a um despertar missionário. Essa é a missão, conscientizar, abordar e aprofundar temas pertinentes a realidade mundial, fazendo com que percebam que precisamos ser discípulos de Jesus missionário na ajuda, na acolhida e na solidariedade.

A Pastoral IAM da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, implantada em 2008, realiza seus encontros aos sábados no horário de 14:30h e finaliza com a participação na santa missa. Nossas turmas são de crianças de 6 aos 8 anos, infância missionária e jovens que realizaram a 1ª Eucaristia, adolescência missionária. Venha fazer parte de nossa Pastoral, para juntos evangelizarmos crianças e adolescentes.

Coordenação 2023

Sueli Alves