“Vivências Pastorais da Esperança” foi o tema da conferência ministrada por Dom José Antônio no Simpósio da Esperança da Arquidiocese de Fortaleza realizada nos dias 20 e 21 de setembro de 2014, no Colégio Piamarta.
“Durante o batismo se faz uma pergunta,’o que pedis?’; o catecúmeno ou os padrinhos respondem, ‘a fé’; mas a que nos leva a fé? A fé nos dá a vida eterna. E a vida eterna é a promessa de Deus para a máxima esperança”, explicou o arcebispo.
Dom José baseou parte de sua colocação na encíclica Spe Salvi de Bento XVI que tratam como diz o próprio nome sobre a esperança. Querer viver apenas neste mundo e baseado apenas nas pequenas esperanças não realiza plenamente o ser humano.
“O mundo progride por adição ” escreveu Bento XVI. O arcebispo explicou: “ou seja, ele é acrescentado. O fogo não precisa ser novamente descoberto pois já o foi. Já o progresso humano, aquele relacionado à moral, acontece mediante a soma de renovadas opções de cada pessoa”.
“A Esperança é uma virtude que vem da presença de Jesus em nós. A Esperança em Cristo vai além da morte”, finalizou Dom José Antonio.