Por isso, também anima a fazer de nossa vida “um trampolim que nos lance para anunciar a Boa Nova do Evangelho, tendo os pobres sempre presentes”.
Como assinala, na Igreja da Espanha esta solenidade coincide com a celebração do Dia da Caridade, que tem seu rosto de referência na Cáritas.
Por isso, Dom Barrio recorda que “neste ano, Cáritas nos propõe como lema: ‘Põe em marcha teu compromisso para melhorar o mundo’, convidando-nos a sair ao encontro dos demais se queremos que a fraternidade germine e a prestar atenção nos outros, não apenas na nossa mente, mas, sobretudo, no nosso coração, conscientes de que quando vivemos generosamente sempre recebemos mais do que damos”.
Além disso, o Arcebispo de Santiago de Compostela explicou que “o meio mais eficaz de realizar essa tarefa no âmbito social” é através do “testemunho de nossa vida, sem esquecer o anúncio explícito de Jesus Cristo”.
“Falamos de Deus quando o nosso compromisso tem suas raízes nas entranhas de nosso Deus e é fonte de fraternidade; quando nos faz olhar uns para os outros e carregar uns aos outros”, destacou.
Dom Barrio também incentivou “a descobrir o rosto de Deus no rosto de todo ser humano” para buscar o seu “desenvolvimento integral”.
O Prelado disse que falamos de Deus quando nosso compromisso como cristãos “denuncia a injustiça e é transformador de pessoas e de estruturas; quando em uma cultura do sucesso e da lucratividade aposta pelos fracos, pelos frágeis, pelos últimos; quando se vive como dom e ajuda a superar a lógica do mercado com a lógica do presente e da gratuidade”.