Por que participar da formação sobre Iniciação Cristã?

A equipe do Mensageiro da Glória entrevistou o diácono Oscar Bittencourt sobre a importância de toda a comunidade, em especial os agentes pastorais, participar da formação sobre a Iniciação Cristã, cujo primeiro encontro ocorrerá no próximo domingo, dia 20 de fevereiro. Confira:

Diácono Oscar, qual a importância da comunidade participar da formação sobre iniciação cristã?

Todo mundo pensa: iniciação para quê? Eu já trabalho nas pastorais há anos, já tenho formação cristã, sei ler a Bíblia, conheço liturgia. E para que iniciar? O grande detalhe que a reflexão da Igreja nos trouxe nos últimos anos, inclusive a CNBB, é que nós estamos numa mudança de Era; mudam os paradigmas, os conceitos, e como agir diante dessa nova realidade? Como evangelizar com a internet? Como evangelizar numa mudança de conceito da família? Hoje a família é completamente diferente. Antigamente existiam as hierarquias. Hoje em dia uma criança de dez anos já questiona as atitudes do pai e da mãe. E o que nós fazemos? Esse é o grande detalhe. À luz do Evangelho, à luz das primeiras comunidades cristãs, à luz do catecumenato, buscamos saber como agir hoje. Por isso a palavra iniciação, porque nós temos que saber iniciar um novo modo de evangelizar, de ser Jesus Cristo hoje.

E a formação é aberta não só aos agentes pastorais, mas a toda a comunidade?

Na verdade, é aberta a toda à comunidade, especialmente os agentes pastorais, que já fazem o serviço de evangelização. Mas toda a comunidade que esteja aberta, que participe, que tenha interesse de entender o que está acontecendo, pode participar. Todos são bem vindos. Essa formação é dividida ao modo da Igreja: VER – JULGAR – AGIR. Nesse primeiro momento, 20 de fevereiro, nós vamos VER a realidade, entender. No segundo momento, 19 de junho, vamos JULGAR como e por que tudo encontro aconteceu. E no terceiro (16 de outubro), vamos traçar metas de como AGIR.

Essa prioridade foi abraçada pela Paróquia da Glória em conformidade com a CNBB?

Exatamente. No ano passado, em Itaici, na Conferência dos Bispos, a Igreja do Brasil inteiro percebeu essa diferença de evangelização. Por que as igrejas evangélicas crescem? Por falta de uma iniciação cristã correta do povo católico. Algumas pessoas dizem: agora eu encontrei Jesus na igreja evangélica, depois de dez, quinze anos na Igreja Católica… O que estamos fazendo de errado? Os bispos analisaram, refletiram e perceberam essa transformação de cultura e mentalidade, e solicitaram de todo agente católico que reflita sobre esta questão. Por isso convidamos todos a participar desta importante formação.