5º dia de Festejos tem celebração de Dom Valdemir, Bispo da Diocese de Juazeiro (BA)

60

Dom Valdemir Vicente Andrade Santos foi recentemente nomeado pelo Papa Francisco para a Diocese de Juazeiro, na Bahia. Desde 2018, ele atuava como Bispo Auxiliar de Fortaleza e conhece bem os festejos em honra a Nossa Senhora da Glória. “É uma alegria estar na Paróquia Nossa Senhora da Glória nesses meus últimos dias em Fortaleza, já que parto para minha nova missão na Diocese de Juazeiro, na Bahia. Estar com o povo de Deus nos revigora”, celebrou o Bispo, convidado especial para o 5º dia da festa.

No início da Santa Missa presidida por Dom Valdemir, nesta segunda-feira, 5, como é tradição nas celebrações da festa, a imagem de Nossa Senhora da Glória foi conduzida sob aplausos dos fiéis em direção ao altar, enquanto a equipe de canto entoava a tradicional Ave Maria, de Bach e Gounod (Séc. XIX). No altar, também estavam presentes os padres Helano Samy, pároco, e José Carlos Miranda, vigário paroquial, além do corpo diaconal.

Na homilia, a partir do Evangelho de São Mateus (14,13-21), Dom Valdemir exaltou a pureza de Maria Santíssima: “Ela preservou a pureza de coração, de mente e de corpo, mas, sobretudo, preservou a pureza espiritual, que a levou a ser escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador”, destacou.

Antes da bênção final, padre Helano agradeceu a presença de Dom Valdemir, desejando-lhe sucesso na nova diocese que tem como padroeira Nossa Senhora das Grotas. “Ele sai de uma diocese mariana e vai assumir outra diocese mariana”, comemorou o pároco, que logo em seguida rezou uma Ave Maria pelo bispo com toda a igreja.

Durante a Santa Missa, dezenas de paroquianos aproveitaram para buscar o sacramento da reconciliação. As confissões ocorrem todos os dias dos festejos, inclusive domingo e segunda-feira, até 15 de agosto. “Todas as noites, sempre das 17h às 21h, temos de 6 a 8 padres atendendo àqueles que vêm buscar a reconciliação com Deus”, explicou Gabriela Lopes, uma das agentes da pastoral que organiza o atendimento.

Encerrando a noite, a festa social ficou por conta do pagode cristão de Morelzinho e banda, com entrada livre.

Por Danilo Amaral (jornalista, integrante da Pascom)

Galeria de fotos

Transmissão da santa missa