Oficina de Oração e Vida

A Oficina de Oração e Vida foi fundada em 1984, pelo Frei Ignacio Larrañaga. Recebeu o reconhecimento pontifício como Associação Internacional privada de fiéis, de direito pontifício com personalidade jurídica.

Ignacio Larrañaga nasceu em Azpetia, Espanha, em 1928. Ordenou-se sacerdote em 1952. Transferido para a América do Sul, desenvolveu um apostolado diversificado e fecundo. Colaborou na fundação do Centro de Estudos Franciscanos, onde realizou um intenso trabalho de evangelização. Em 1974, iniciou os Encontros de Experiência de Deus, um produtivo apostolado ministrado em trinta e três países, três continentes, que se estende por mais de trinta anos.

Em 1984, Frei Ignacio fundou as Oficinas de Oração e Vida, serviço eclesial aprovado pela Santa Sé, difundido em mais de quarenta países. Desenvolveu uma atividade evangelizadora específica, destinada a grandes massas, em teatros, ginásios e estádios, sobre questões cristológicas, matrimoniais. Em 2009 (com 81 anos de idade) iniciou uma série de conferências em cidades de diferentes países onde funcionam as Oficinas de Oração e Vida animando e confirmando o povo das Oficinas e realizando conferências para o grande público sobre temas da atualidade no campo da família. É autor de várias obras (livros, DVDs, CDs), dentre as quais destacam-se os livros “Mostra-me teu rosto”, “O silêncio de Maria”, “Irmão de Assis”, “Sofrimento e paz”, “O Pobre de Nazaré”, “O casamento feliz” e o DVD “Buscando seu rosto-como se visse o invisível”.

Conheça alguns dos objetivos das Oficinas de Oração e Vida

– Introduzir de modo progressivo seus integrantes na vida de oração e em uma síntese vital, com as atividades  temporais ordinárias, mediante o modo próprio destas oficinas (…).
– Fazer seus integrantes conscientes de sua condição e dignidade batismais e de sua responsabilidade na missão que Deus encomenda à Igreja no mundo (…).
– Levar seus membros a fazer  de cada oficina um viveiro de vocações de apostolado laical a serviço  da Igreja e nas respectivas Dioceses e Paróquias.
– Inspirar a seus membros, seguindo o modelo de Cristo a fazer-se presentes, com a palavra e a presença, preferentemente até o último dos povos, e transmitir a predileção e a ternura  do Pai.

Através das oficinas de Oração e Vida, o grupo de fiéis se propõe

– Ensinar aos participantes a orar, de uma maneira experimental e progressiva, apoiados firmemente na Palavra e mediante variadas modalidades de oração, introduzindo-os assim na oração litúrgica e sacramental (…).
– Impulsionar o cristão a participar ativamente na missão sacerdotal, profética e régia de Cristo Jesus, fazendo de cada oficinista um apóstolo, integrando-o na sua Paróquia, nos diferentes serviços que esta ofereça (…).

Atuação na Paróquia da Glória

Há mais de 14 anos as Oficinas de Oração e Vida foram implantadas na Paróquia da Glória e cumprem sua missão contribuindo para a formação das gerações de seus paroquianos. Muitos dos que receberam Oficinas se engajaram e hoje integram as Pastorais, Movimentos e Serviços.É um serviço humilde, quase invisível, porque não pretende formar grupos ou introduzir mudanças na dinâmica da Paróquia, a não ser ENSINAR A ORAR E A  CRESCER NA VIDA CRISTÃ, centrados na Palavra perguntando-nos sempre: “O que faria Jesus em meu lugar?”

O que temos a oferecer aos fiéis

• Oficinas para adultos, Jovens, crianças e casais;
• Curso bíblico;
• Sessões de perseverança;
• Encontros de Experiência de Deus.

Quem são os guias das oficinas de Oração e Vida?

São pessoas (homens e mulheres) que passaram pela experiência de vivenciarem as Oficinas de Oração e Vida e sentiram-se vocacionadas para esse Serviço, passando pela formação específica em uma Escola de Formação para guias. Durante este período, foram acompanhadas por Guias Formadores e passaram a viver, como leigos, a sua vocação de batizados na espiritualidade que identifica as Oficinas de Oração e Vida .

Nossa estrutura organizacional consta de uma Coordenação Internacional, uma Coordenação Zonal; as Coordenações Nacionais e as Coordenações Locais.

No segundo semestre de 2010, concluímos três oficinas de Oração e Vida na Matriz (uma para jovens e duas para adultos), uma no no Lago Jacarey (para adultos) e três em capelas.

Coordenação 2015

Arineth Xavier Coelho