7ª Noite da Festa da Padroeira Celebra a Humildade e Confiança de Nossa Senhora

76

Pontualmente, às 19h desta quarta-feira, as vozes dos fiéis cantaram em uníssono os conhecidos versos: “Vamos celebrar, Deus está aqui no meio de nós, Ele está presente aqui!”. Era o início da Santa Missa que marcou a 7ª noite dos festejos da Padroeira, Nossa Senhora da Glória. A celebração foi presidida pelo padre Eugênio Pacelli, jesuíta e atual diretor do Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité, Ceará. Suas primeiras palavras, após a saudação inicial, foram: “Onde está Maria, aí está a Igreja!”

Imediatamente, do ponto mais elevado do corredor central, a bela imagem de Nossa Senhora da Glória foi conduzida suavemente, para a emoção dos devotos e, especialmente, de Marcelo Guimarães. Ele foi o responsável por levar até o altar o andor com a imagem da Santíssima Virgem, rodeada de flores brancas: “A emoção é indescritível em estar levando a Mãe de Jesus, enquanto todos fazem aclamações. Trata-se de um momento sublime”, emociona-se. Há dois anos, Marcelo serve à Pastoral da Liturgia, junto com a esposa e o filho mais velho.

Durante a homilia, conforme o Evangelho do dia (Mt 15, 21-28), o padre Pacelli animou a assembleia a buscar a humildade e a confiança diante de Jesus, conforme nos mostra o próprio coração da Mãe: “Maria é modelo de um coração humilde e confiante quando diz: ‘Eis-me aqui, faça-se em mim segundo a tua palavra’. Devemos ter o mesmo coração diante de Deus”, exortou.

Após a celebração eucarística, durante a festa social animada pelo forró da banda Cuscuz com Ovo, chamava atenção o movimento dos paroquianos na lojinha de artigos religiosos especialmente montada para os festejos. “Temos tudo à disposição, como salmos, evangelhos, terços e as imagens belíssimas feitas de resina, pó de mármore e gesso, além de livros que enriquecem a fé católica”, explica Andressa Mesquita, responsável pelo espaço. Com tantas opções, a paroquiana Vera Gadelha optou por camisetas com estampas de Nossa Senhora: “Amei a lojinha, as imagens, as velas… Mas o que mais me chamou a atenção foram mesmo as camisetas. Espero que a loja continue depois dos festejos”.

A programação litúrgica e social da 51ª Edição da Festa da Padroeira vai até 15 de agosto, com celebrações diárias sempre às 19h.

Por Danilo Amaral (jornalista, integrante da Pascom)

Galeria de fotos