Festejos na Capela de N. Sra. de Lourdes têm início neste domingo (1º) e vão até dia 11 de fevereiro

Por Patrícia Guabiraba (Pascom)

“Levantai-vos, ó Virgem Rainha, sois digna de eterno esplendor!” é o tema da Festa da Padroeira Nossa Senhora de Lourdes 2026, que teve início neste domingo, 1º de fevereiro, e segue até o próximo dia 11.

A comunidade participou em peso da santa missa, presidida por Dom Lázaro Pereira de Castro, vigário paroquial de Nossa Senhora da Glória. Após a celebração, os fiéis foram convidados a permanecer na festa social, onde puderam acompanhar o belíssimo show de Laura Salvador e se deliciar com as comidas das barraquinhas.

A Capela de Nossa Senhora de Lourdes encontra-se em fase de construção

A festa, preparada com muito amor para acolher as famílias, também conta com bazar, lojinha, churrasquinho, espaço kids e muito mais.

“Hoje temos a imensa alegria de celebrarmos pela primeira vez a Festa da Padroeira dentro da nossa capela. Reunidos, louvamos a Deus e a santíssima Virgem e pedimos graças e bênçãos sobre nós”, disse Dom Lázaro no início da santa missa.

Santa Bernadette e as bem-aventuranças

Em sua homilia, Dom Lázaro trouxe a vida de santa Bernadette Soubirous à luz das bem-aventuranças apresentadas por Jesus no evangelho do dia (Mt 5,1-12ª). “Se olharmos a história de Lourdes, Deus não mudou o seu modo de agir. Em 1858, a França tinha grandes intelectuais, nobres e poderosos, mas Nossa Senhora foi a Bernadette, uma menina que não tinha saúde, nem dinheiro e nem instrução. A mensagem é clara, meus irmãos: Deus escolhe aqueles que o mundo descarta para mostrar que a força vem d’Ele, e não de nós”.

Bernadette Soubirous tinha 14 anos quando foi agraciada com a aparição da Santíssima Virgem

O sacerdote beneditino destacou que, apesar de sua fragilidade, a jovem Bernadette se manteve firme, mesmo diante das perseguições. “Ela foi caluniada, chamaram-na de louca. Mas ela passou por cima de tudo e continuou indo até a gruta de Lourdes, como pediu Nossa Senhora. Nós, como cristãos católicos, precisamos ser fortes. Perseguições, decepções, secura espiritual, todos nós iremos passar”, ressaltou.

Dom Lázaro é vigário paroquial de Nossa Senhora da Glória

Dom Lázaro lembrou, ainda, que Santa Bernadette não se orgulhava de ter visto Nossa Senhora. Ela continuou simples e pobre, como apontam as bem-aventuranças e, ao revelar quem era Maria, não tinha noção de que estava confirmando um dogma recém-proclamado pela Igreja – o da Imaculada Conceição. “Que possamos aprender com os santos que viveram as bem-aventuranças, mesmo com suas limitações. Deus chama os simples e capacita aqueles que abrem o coração”, concluiu.

“Deus chama os simples e capacita aqueles que abrem o coração” (Dom Lázaro)

Experiência do céu

Após a Santa Missa, Laura Salvador, acompanhada de sua banda, conduziu os fiéis a um momento especial de louvor por meio de um belo show. A cantora e missionária da Comunidade Shalom interpretou canções marcantes, como “Passarinho”, “Serei Tudo” e “Só Tenho Agora”.

Laura Salvador é cantora e missionária da Comunidade Católica Shalom

Ao anunciar a última canção, “Só Você”, Laura partilhou um testemunho tocante. A música foi composta após o falecimento precoce de seu único irmão, vítima de uma doença rara. “Aquilo que poderia ter sido a destruição da minha família tornou-se, na verdade, uma experiência do céu. Aprendi que não posso tirar os olhos do céu. É para lá que caminhamos e é lá que um dia nos encontraremos”, testemunhou.

“Aprendi que eu não posso tirar os meus olhos do céu. É lá onde vamos nos encontrar” (Laura Salvador)

Comunidade reza uma Ave Maria pela missão de Laura

Festejos continuam; participe!

Nesta segunda, 2 de fevereiro, o Novenário de Nossa Senhora de Lourdes terá início às 18h. A Santa Missa, às 19h, será presidida por Dom Marcos, OSB. Após a celebração, teremos adoração ao Santíssimo com Babi Maria.

:: Confira aqui a programação completa

Camisas da Festa estão à venda na lojinha

Galeria de fotos