
Por Patrícia Guabiraba (Pascom)
“Levantai-vos, ó Virgem Rainha, sois digna de eterno esplendor!” é o tema da Festa da Padroeira Nossa Senhora de Lourdes 2026, que teve início neste domingo, 1º de fevereiro, e segue até o próximo dia 11.
A comunidade participou em peso da santa missa, presidida por Dom Lázaro Pereira de Castro, vigário paroquial de Nossa Senhora da Glória. Após a celebração, os fiéis foram convidados a permanecer na festa social, onde puderam acompanhar o belíssimo show de Laura Salvador e se deliciar com as comidas das barraquinhas.

A festa, preparada com muito amor para acolher as famílias, também conta com bazar, lojinha, churrasquinho, espaço kids e muito mais.
“Hoje temos a imensa alegria de celebrarmos pela primeira vez a Festa da Padroeira dentro da nossa capela. Reunidos, louvamos a Deus e a santíssima Virgem e pedimos graças e bênçãos sobre nós”, disse Dom Lázaro no início da santa missa.
Santa Bernadette e as bem-aventuranças
Em sua homilia, Dom Lázaro trouxe a vida de santa Bernadette Soubirous à luz das bem-aventuranças apresentadas por Jesus no evangelho do dia (Mt 5,1-12ª). “Se olharmos a história de Lourdes, Deus não mudou o seu modo de agir. Em 1858, a França tinha grandes intelectuais, nobres e poderosos, mas Nossa Senhora foi a Bernadette, uma menina que não tinha saúde, nem dinheiro e nem instrução. A mensagem é clara, meus irmãos: Deus escolhe aqueles que o mundo descarta para mostrar que a força vem d’Ele, e não de nós”.

O sacerdote beneditino destacou que, apesar de sua fragilidade, a jovem Bernadette se manteve firme, mesmo diante das perseguições. “Ela foi caluniada, chamaram-na de louca. Mas ela passou por cima de tudo e continuou indo até a gruta de Lourdes, como pediu Nossa Senhora. Nós, como cristãos católicos, precisamos ser fortes. Perseguições, decepções, secura espiritual, todos nós iremos passar”, ressaltou.

Dom Lázaro lembrou, ainda, que Santa Bernadette não se orgulhava de ter visto Nossa Senhora. Ela continuou simples e pobre, como apontam as bem-aventuranças e, ao revelar quem era Maria, não tinha noção de que estava confirmando um dogma recém-proclamado pela Igreja – o da Imaculada Conceição. “Que possamos aprender com os santos que viveram as bem-aventuranças, mesmo com suas limitações. Deus chama os simples e capacita aqueles que abrem o coração”, concluiu.
“Deus chama os simples e capacita aqueles que abrem o coração” (Dom Lázaro)

Experiência do céu
Após a Santa Missa, Laura Salvador, acompanhada de sua banda, conduziu os fiéis a um momento especial de louvor por meio de um belo show. A cantora e missionária da Comunidade Shalom interpretou canções marcantes, como “Passarinho”, “Serei Tudo” e “Só Tenho Agora”.

Ao anunciar a última canção, “Só Você”, Laura partilhou um testemunho tocante. A música foi composta após o falecimento precoce de seu único irmão, vítima de uma doença rara. “Aquilo que poderia ter sido a destruição da minha família tornou-se, na verdade, uma experiência do céu. Aprendi que não posso tirar os olhos do céu. É para lá que caminhamos e é lá que um dia nos encontraremos”, testemunhou.
“Aprendi que eu não posso tirar os meus olhos do céu. É lá onde vamos nos encontrar” (Laura Salvador)

Festejos continuam; participe!
Nesta segunda, 2 de fevereiro, o Novenário de Nossa Senhora de Lourdes terá início às 18h. A Santa Missa, às 19h, será presidida por Dom Marcos, OSB. Após a celebração, teremos adoração ao Santíssimo com Babi Maria.
:: Confira aqui a programação completa









































































