A celebração eucarística do oitavo dia da Festa da Padroeira 2024 foi presidida pelo pároco, Padre Helano Samy, que convidou os fiéis a fazerem uma reflexão sobre a fé que depositam em Jesus Cristo. No início da celebração, a comunidade acolheu a imagem de Nossa Senhora da Glória guiada pelas palavras do pároco: “Nunca o olhar de nossa Mãe se afasta de nós”.
Na homilia, Padre Helano iniciou a reflexão do evangelho (Mt 16,13-23) destacando que este é um texto que já foi meditado diversas vezes, mas que sempre apresenta algo novo. “Assim é a palavra de Deus. Ela tem o poder de edificar e de criar”, pontuou.
O evangelho apresenta Jesus levando os discípulos até a região de Cesareia de Filipe. Padre Helano explicou que esta ação de Jesus é para nos mostrar que a fé não depende do contexto. “Se você estiver em um lugar onde todos estão adorando deuses falsos, mantenha sua fé. Se você estiver no meio de uma grande confusão, mantenha a sua fé. Se estiver no meio de uma tribulação, mantenha a sua fé”, ensinou. As palavras do pároco convidaram os fiéis a continuarem confiando em Deus, independente das situações.
Pe. Helano destacou que a Festa da Padroeira não é apenas um momento de confraternização, mas tempo oportuno para que busquemos nos preencher de Deus. “Estamos vivendo uma crise de fé, estamos deixando as coisas de Deus por último e, assim, não estamos nos preenchendo”. Conforme destacou, aqueles que não buscam se preencher de Deus, desmoronam quando surgem as provações.
As palavras do Padre Helano animaram a comunidade a enfrentar os momentos difíceis, tendo em Jesus o apoio necessário, lembrando que as decisões tomadas não devem recuar diante do sofrimento. “Permaneçam apoiados na fé. É preciso apoiar-se nas promessas de Deus para não cair”, disse.
Ele provocou a comunidade a fazer uma profissão de fé, como fez São Pedro no evangelho, e a seguir em frente, caminhando, sem desistir. “Eu entendo este evangelho como uma pergunta que Jesus nos faz: Você está comigo? A gente pode atravessar junto?”, explicou.
Ao final da homilia, ao som de “Com tua mão”, o pároco conduziu uma oração junto à comunidade, que cantou e rezou com fé e devoção.
Na festa social, os paroquianos e agentes de pastorais dançaram ao som do forró das antigas de Beth Nascimento.
Por Thinayna Máximo