A intensa preparação dos catequistas, jardineiros do coração

Primeiro encontrão da Catequese Eucarística de 2026, na Paróquia Nossa Senhora da Glória

Por Patrícia Guabiraba (Pascom)

No último dia 17 de janeiro, 598 crianças, na faixa etária de 8 a 13 anos, acompanhadas de seus pais, participaram do primeiro encontro da Catequese Eucarística da Paróquia Nossa Senhora da Glória. Ao final do percurso catequético, em novembro, elas  receberão a Sagrada Comunhão pela primeira vez.

Para que isso seja possível, a Pastoral da Catequese Eucarística mobilizou, neste ano, 47 agentes pastorais. Catequistas novatos passaram por um intenso processo formativo nas duas primeiras semanas de janeiro, enquanto os veteranos participaram de um retiro voltado ao aprofundamento da espiritualidade.

Um compromisso firmado com Deus

A formação, com duração de 15 dias, foi voltada às pessoas interessadas em conhecer os temas-base da catequese. A Pastoral abordou, por exemplo, a vocação do catequista, sua espiritualidade, catecismo e doutrina, a Santa Missa, a catequese para neurodivergentes, entre outros assuntos.

“O processo em si pede que as pessoas interessadas participem desse período formativo para que, ao final, possam discernir se, de fato, a vocação delas é ser catequista. Se assim for, elas assinam um termo de compromisso, que é firmado não só com a Pastoral, mas, acima de tudo, com Deus”, explica Isabelle Peixe, que coordena a Catequese Eucarística há quatro anos, com o apoio de Larissa Feitosa e Francilene Vieira.

“Nós entendemos que o catequista é um vocacionado, e seu compromisso é com o próprio Cristo. Nós vamos prestar contas pela boa formação dessas crianças, por iniciá-las na fé de forma reta”, completa.

Ao mesmo tempo, jardineiros e jardins

No domingo (11/1), o retiro de espiritualidade para catequistas reuniu os agentes da Catequese Eucarística e da Catequese de Adultos. Toda a programação foi voltada para alimentar a espiritualidade do catequista.

“Tivemos momentos de louvor, oração e adoração, além de um momento belíssimo conduzido por Rangel Sousa, que é músico, compositor e escritor”, conta Isabelle.
A formação foi centrada no livro do Cântico dos Cânticos: “Soprai no meu jardim para espalhar seus perfumes” (Ct 4, 16b). “O centro da formação foi explicar que nós, como catequistas, somos não apenas os jardineiros do coração daquelas crianças, mas também jardins para que Deus venha, habite e cuide da terra do nosso coração”, completa.

Após o momento de lanche, cada pastoral teve seu encontro individual e, por fim, o retiro foi concluído com a Santa Missa. “Nós, catequistas, precisamos estar envolvidos em uma espiritualidade que é eucarística; precisamos ser aqueles que estão em constante busca dos sacramentos. Não poderíamos finalizar o retiro de outra forma: tinha que ser com a Santa Missa”, conclui.

O retiro de espiritualidade para catequistas reuniu os agentes da Catequese Eucarística e da Catequese de Adultos

“Lançai” é a novidade do ano

Os que estão ingressando na Pastoral da Catequese Eucarística – assim como demais interessados no tema – também foram convidados a participar da “Lançai”, a nova escola de formação catequética da Paróquia.

A “Lançai” foi pensada para oferecer formação contínua aos catequistas de crianças, jovens e adultos, e também para atrair pessoas vocacionadas que, por algum receio ou por não se sentirem suficientemente preparadas, ainda não deram esse passo.

Será uma escola permanente. A cada mês teremos um módulo com um tema catequético e um formador diferente. Na primeira sexta-feira do mês, teremos um podcast com o formador, para conhecermos sua caminhada, sua conversão, seu processo de iniciação na fé e partilhar experiências catequéticas. Durante as outras três sextas-feiras do mês, teremos encontros presenciais. O próximo, no dia 30/1, será na sala 1”, explica.

Isabelle Peixe, como primeira formadora da “Lançai”, participou do podcast que lançou oficialmente a escola de formação catequética. Confira no vídeo a seguir e, para continuar acompanhando, basta acessar o canal da Paróquia Nossa Senhora da Glória no YouTube.

Galeria de fotos