Cearenses particiapam do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação

O Setor de Comunicação tem trabalhado na organização, animação e dinamização da Pastoral da Comunicação (Pascom), na Arquidiocese de Fortaleza dentre outras atividades. Passo a passo, temos conseguido implantar e formar as equipes da Pascom nas Regiões Episcopais e Paróquias, além de poder testemunhar a animação dos integrantes e a valorosa contribuição dessa pastoral na vida da Igreja.

Pensando em melhorar essa dinâmica e fortalecer a Pascom de nossa Arquidiocese, um grupo de representantes irá participar do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, no período de 17 a 24 de julho de 2011 na Pontifícia Universidade Católica, PUC, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

O Mutirão Brasileiro de Comunicação é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, e realizado de dois em dois anos. Seu objetivo é reunir comunicadores, profissionais e agentes de pastoral para refletirem sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira, a cultura contemporânea no campo da Comunicação Social. Cada mutirão propõe um tema motivador e desenvolve atividades de aperfeiçoamento técnico-profissional (Oficinas) e de leitura crítica do processo comunicativo (Grupos de Trabalho). Painéis diários, que desdobram o tema central, buscam refletir e aprofundar aspectos teóricos e práticos da vivência e das políticas de comunicação na Igreja e na sociedade. É um espaço de construção conjunta que pretende inovar as práticas e produzir novas perspectivas para o pensamento da comunicação no ambiente da Igreja e da sociedade brasileira.

Diante da nova realidade do uso das tecnologias para a comunicação, das redes sociais e do compartilhamento sem fronteiras e limites físicos, o Mutirão abordará este ano o tema “Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades” . Com esse tema “queremos refletir sobre o respeito ao outro, o envolvimento mútuo no desenvolvimento social, político, econômico e cultural da nossa sociedade e a diversidade que nos compõe. Queremos pensar um outro modelo de comunicação permeado pelo compromisso ético e pelo diálogo com o outro como forma de construção de uma sociedade mais justa e fraterna.”

Confira o vídeo

Histórico do Mutirão

Os mutirões de comunicação foram criados pela CNBB em 1998, inspirados nos congressos promovidos pela UCBC nos anos 70 e 80. O objetivo é articular a comunicação da Igreja no Brasil. Desde 1998, já foram realizados seis mutirões.

• Julho de 1998, em Belo Horizonte, MG: “Solidariedade – Ética – Cidadania”.

• Julho de 2000, em São Paulo, SP: “Relações Solidárias na Aldeia e no Global”.

• Julho de 2003, em Salvador, BA: “Comunicação para outra ordem social”.

• Julho de 2005, Guarapari e Vitória, ES: “Comunicação e Responsabilidade Social”.

• Julho de 2007, em Belém, PA: “Comunicação e Amazônia – Fé e Cultura de Paz”.

• Fevereiro de 2010, em Porto Alegre, RS: “Processos de Comunicação e Cultura Solidária”.

• Julho de 2011, Rio de Janeiro, RJ : “Comunicação e vida: Diversidade e Mobilidades”.

Representantes da Arquidiocese de Fortaleza e do Regional Nordeste 1:

Marta Maria Andrade da Silva e Francisca Janayna Gomes, do Setor de Comunicação;

Elizabete Gomes dos Santos e Francisco Alex Ferreira do Nascimento, da Região Episcopal Nossa Senhora da Assunção;

Thiago Pereira Barros, da Região Episcopal Bom Jesus dos Aflitos;

João Batista dos Anjos Costa, da Região Episcopal Nossa Senhora dos Prazeres;

Padre Jean Douglas Miranda, da Região Episcopal Nossa Senhora da Palma;

Antônio Fábio Uchôa , da Região Episcopal São Francisco das Chagas;

José Gecivaldo Maciel, Missa na TV, da Paróquia de Fátima; Antônia Nilcemar Linhares, Missa TV, Programa Vida Missionária e Pascom; Carlos Roberto N. Nascimento, Missa TV;

Padre Dênis Acácio de Araújo, Paróquia do Parque Santa Maria;

Padre Ermano Alegri e Ana Rogéria Mendes Araújo, da Adital;

Padre Júlio Ferreira de Souza, Redentorista;

Inês Prata Girão, da Pastoral da Criança Regional;

Jocasta Pimentel, Marcos Vasconcelos Costa e Padre Orsinir Nuvens Linard, da Rádio Dom Bosco;

Luciana Palhano, da diocese de Crateús;

Padre José Erlando de S. Carvalho, da diocese de Tianguá;

Padre Francisco Fábio do Nascimento Araújo, da diocese de Sobral.

.: Vídeo – Marta Andrade Coordenadora do Setor de Comunicação fala sobre o Sétimo Mutirão de Comunicação

Informações com Marta Andrade (85) 9921 67 42 / (85) 8839 7749 ou (85) 3388 8703 – Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza.