Conheça a eCatholicus: uma rede social católica

No último dia 30 de abril foi lançada a eCatholicus (www.ecatholicus.com.br), uma rede social mantida que tem o apoio da CNBB e do CERIS (Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais), órgão ligado à CNBB que realiza o Censo Anual da Igreja Católica (CaicBr). Com a missão inicial de ajudar na divulgação da JMJ Rio 2013, a eCatholicus nasce também como ponto de encontro “antecipado” para os peregrinos que estarão no Rio para a Jornada, assim como aqueles que não poderão participar do encontro mas que podem acompanhar tudo através da Rede Social.

Segundo o padre Valdeir Goulart, “o projeto faz parte do processo maior de informatização do banco de dados da Igreja e publicação do Anuário Católico na internet.” Ele explica também que a rede tem o objetivo de ampliar e potencializar a captação de dados para o Censo da Igreja, facilitando os trabalhos. “Uma rede social exclusivamente católica nos dará a possibilidade de falar diretamente com as células da Igreja presentes no Brasil, fato que contribuirá ativamente para a qualificação das pesquisas”, completou.

Mesmo com tão pouco tempo no ar, esta nova rede social já conta com mais de 20 mil perfis de leigos e leigas, cadastrados com vínculos a uma das mais de onze mil paróquias pré-cadastradas na rede com base no cadastro oficial do CERIS que compõem o Anuário Católico do Brasil. “Paróquias, padres, bispos, diáconos, religiosos(as), comunidades católicas, enfim, as células oficiais da Igreja já estão no eCatholicus pois a Rede já conta com o cadastro do CERIS, o qual será atualizado constantemente”, explica Fábio Castro, da Promocat Marketing, empresa responsável pelo projeto que conta também com o apoio da Thèos Informática, especializada em Sistemas de gestão de paróquias e dioceses, como o SGCP.

O usuário da nova rede também encontra comunidades de artistas, bandas, orações, santos e eventos que estão se cadastrando. No eCatholicus, o usuário pode postar suas fotos, enviar vídeos, mensagens e recados fechados para seus amigos virtuais, além de conversar com eles através do chat. “O fato de termos os leigos e leigas cadastrados diretamente ligados a uma paróquia favorecerá muito as comunicações entre as igrejas e os seus fiéis, proporcionando ganhos em escala para todas as células da Igreja”, disse o padre Valdeir.

Para se cadastrar na Rede eCatholicus basta acessar o endereço www.ecatholicus.com e seguir as instruções.