Devotos lotam a Matriz de Nossa Senhora da Glória para o encerramento da Festa da Padroeira 2024

147

A Santa Missa de encerramento da festa da Padroeira 2024 foi presidida pelo bispo da Diocese de Sobral (CE), Dom Vasconcelos, na noite desta quinta-feira, 15 de agosto. A celebração aconteceu após a coroação da Virgem Maria e a Procissão das Glórias de Nossa Senhora.

Procissão

No início da noite, a imagem da Virgem Santíssima, conduzida em carro aberto do Corpo de Bombeiros, foi acompanhada por paroquianos, além de membros de pastorais, movimentos e serviços que vestiram a camisa da festa e conduziram bandeiras e lenços. A caminhada começou às 18 horas, na gruta de Nossa Senhora das Graças, no Lago Jacarey.

Parte dos fiéis que moram no trajeto abriu a porta de casa para saudar a passagem da Mãe de Deus. Cada um montou um altar na calçada.

O vigário, Pe. José Carlos, conduziu louvores ao lado da imagem de Nossa Senhora, enquanto Pe. Helano Samy caminhou, junto aos fiéis, com um terço nas mãos. “Estamos rezando por você, que é nosso paroquiano e já intercedendo por 2025. Olha aí quanta gente!”, falou, com alegria, acenando para a multidão que o acompanhou nesta edição da festa da Padroeira 2024.

Coroação

Ao finalizar o percurso da procissão, os devotos lotaram o templo, as salas de transmissão e o pátio do Centro Pastoral Pe. Alberto Castelo, à espera da Santa Missa.

O templo foi decorado com rosas azuis e brancas. “A Paróquia da Glória tem esse zelo com o presbitério, a arte floral como um segmento da sacra. São arranjos mais elaborados, com mais formas”, explicou Fernando, responsável pela decoração do presbitério. “A paleta de cores para Nossa Senhora usa tons maternos, suaves e tenros”, continuou o florista, ao justificar as cores da decoração ao longo de 15 dias de festa.

Para coroar Nossa Senhora, crianças percorreram o corredor central até o altar, dramatizando anjos. Antes desse momento, enquanto a procissão percorria a cidade, a coroa de Nossa Senhora ficou exposta na Matriz, sob a guarda da equipe de Adoração e dos fiéis que permaneceram em oração silenciosa. “Ela representa a glória celestial à qual Maria foi elevada por Deus, em reconhecimento a sua pureza”, explicou Elisângela Paiva, da Pastoral da Liturgia, ao introduzir o momento.

Confissões

A Pastoral da Reconciliação contabilizou aproximadamente 1.500 confissões durante o mutirão realizado nesta edição da festa da Padroeira. “Já supera a média mensal, só perdendo para o mês da Páscoa”, explicou a agente de pastoral Fernanda da Silva.

A cada noite, seis padres convidados receberam devotos em busca do sacramento. Wiliane Cordeiro é de outra paróquia e veio conferir os festejos. “Busquei a confissão mais cedo. Sou da Paróquia Santo Antônio de Pádua, na Maraponga”.

Santa Missa

Durante a Santa Missa, Dom Vasconcelos, que já foi Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, destacou a alegria de celebrar para a multidão de devotos.

O epíscopo ressaltou o texto de São João, durante a homilia, citando um trecho da Escritura Sagrada. “Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 12,1). Sobre o livro do Apocalipse, o epíscopo destacou a visão teofânica de São João, momento em que ele sentiu a presença de Deus e revelou a relação entre a a Virgem Maria e a Igreja, “o Povo de Deus, a humanidade redimida por Cristo Jesus, Nosso Senhor”.

Festa Social

Após a Santa Missa, os fiéis permaneceram no Centro Pastoral e os demais, antes na Matriz, somaram-se a eles, para ouvir as apresentações musicais da festa social. Pe. Helano Samy e o cantor Herrison Pontes foram as atrações da noite.

Com rosas brancas, Pe. Helano, no palco do Centro Pastoral, destacou a sempre presente devoção à Santa Teresinha do Menino Jesus. Em seguida, distribuiu rosas brancas entre os devotos, que cantaram louvores, próximo ao palco.

Tema da festa da Padroeira

“Sobre mim não triunfou o inimigo” foi o tema da festa da Padroeira 2024. Está inspirado no dogma mariano da Imaculada Conceição.

A Paróquia Nossa Senhora da Glória, com matriz no bairro Cidade dos Funcionários, está vinculada à Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição da Arquidiocese de Fortaleza(CE).

Por Mara Rebouças, jornalista e integrante da Pascom
Fotos: Pascom

Galeria de fotos

Transmissão da procissão, coroação e santa missa